I EXPO Discentes Projetos BIM em Princesa Isabel

Campi

O curso de Edificações do IFPB, campus Princesa Isabel, entra na vanguarda das novas tecnologias computacionais.

Publicado: 9 de Setembro de 2016 às 13:16
Última modificação: 9 de Setembro de 2016 às 13:16

O curso de Edificações do IFPB, campus Princesa Isabel, entra na vanguarda das novas tecnologias computacionais, na área de representação gráfica de projetos arquitetônicos, com a introdução da tecnologia BIM nas aulas de desenho projetivo.

Os professores, tendo como objetivo o de tornar os alunos competentes para o mercado de trabalho, introduziram de forma metodológica às disciplinas de Desenho Básico, Arquitetônico, Auxiliado por Computador e Projeto Arquitetônico a tecnologia BIM  - Building Information Moldeling - Modelagem da Informação da Construção. Com essa tecnologia, o aluno constrói e entende em três dimensões a elaboração de todo o projeto de edificações, extraindo então todo o projeto executivo e de apresentação. O discente constrói a edificação com ferramentas tridimensionais, estudando a volumetria e analisando os detalhes construtivos, tornando o processo de ensino e aprendizagem mais eficaz.

A I EXPO DISCENTES PROJETOS BIM IFPB PRINCESA ISABEL é uma exposição de alguns projetos dos alunos da disciplina de PROJETO ARQUITETÔNICO e DESENHO BÁSICO, desenvolvidos como trabalho final das turmas do Curso Técnico de Edificações Subsequente e Integrado.

O desafio para os alunos de Projeto Arquitetônico foi de elaborar, com autonomia, projetos com aproximadamente 80m² dentro das normas de representação gráfica, funcionalidade e conforto, utilizando a tecnologia BIM. Já para os alunos da Disciplina de Desenho Básico e Técnico, o desafio foi modelar e extrair com essa tecnologia as peças que foram esculpidas em barra sabão e na prancheta no decorrer da disciplina. Os resultados já estão aparecendo com o depoimento dos alunos que estão realizando os estágios e que começam a entrar no mercado de trabalho. A maioria dos alunos, na fase de conclusão de curso, estão estagiando em Prefeituras, Construtoras e Escritórios de Arquitetura da região, tanto em Princesa Isabel como nas cidades vizinhas, estão sendo elogiados e aproveitados no mercado local, fato que surgiu na mesa redonda, com o tema: A inserção do Técnico de Edificações no Mercado de Trabalho que aconteceu no I EDICAR, Semana de Edificações do IFPB Campus Princesa Isabel.