Serviços   O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia

IFPB adotará Cota de Inclusão Regional no Sisu

Ensino Superior

Iniciativa representa um acréscimo de 10% na nota final do Exame Nacional do Ensino Médio

Por Ernani Brito
Publicado: Nov. 24, 2021, 11:27 a.m.
Última modificação: Nov. 25, 2021, 10:19 a.m.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) deu mais um grande passo rumo a inclusão social. O Conselho Superior do IFPB aprovou (ad referendum), o regulamento que dispõe sobre os critérios de inserção da Cota de Inclusão Regional, já pactuada junto ao Sistema de Seleção Unificada – Sisu, para estimular o acesso ao IFPB pelos estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas regulares e presenciais integralmente no estado de Paraíba.

A adoção da Cota de Inclusão Regional, para todos os cursos graduação presenciais ofertados pelo Instituto representa um acréscimo de 10% (dez por cento) na nota final do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). “Essa bonificação vem como uma ação afirmativa, fazendo com que nossos estudantes fiquem dentro do próprio estado. Estamos garantindo aos nossos alunos novas oportunidades”, explica Geísio Vieira, Diretor de Educação Superior do IFPB.

Somando-se a criação da Cota de Inclusão Regional, o IFPB lançou no ano passado seu próprio processo seletivo de cursos superiores, no qual permitiu que os candidatos utilizassem as notas do ENEM das últimas quatro edições para concorrer, além dos 50% de reserva das vagas para o sistema de cotas. Todas essas iniciativas inéditas no âmbito do IFPB fazem parte de uma politica de inclusão social que democratiza e amplia as chances do acesso da população a um curso superior.

Acesse a resolução Aqui

 

 

*Ernani Baracho – Jornalista do IFPB

Registrado em: SiSU
Assunto: Ensino Superior