IFPB apresenta pesquisas científicas na “Mostra Funetec 25 Anos”

Extensão, Pesquisa e Pós

12 projetos de pesquisas foram mostrados no Ponto de Cem Réis, em João Pessoa

Por Nayara Leite
Publicado: 6 de Dezembro de 2022 às 10:01
Última modificação: 6 de Dezembro de 2022 às 10:01

O IFPB apresentou, nesta última semana no Ponto de Cem Réis, durante a “Mostra Funetec 25 Anos”, 12 projetos desenvolvidos por estudantes e professores da instituição. A ação fez parte das comemorações alusivas aos 25 anos de criação da Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec-PB).

O evento foi prestigiado pela Pró-Reitora de Pesquisa e Inovação do IFPB, professora Silvana Cunha, e pelo Pró-Reitor de Ensino do IFPB, professor Neilor Cesar, que parabenizaram a Funetec pelos seus 25 anos de fundação.

“Em nome do superintendente Anselmo Castilho, nós gostaríamos de parabenizar todos e todas que fazem essa fundação e dizer que nesses 25 anos nós temos avançado bastante juntos – o IFPB e a Fundação – nessa caminhada de uma parceria muito profícua, onde nós temos percebido o engrandecimento das duas instituições e, principalmente, a possibilidade de apresentarmos à sociedade os projetos que nós realizamos no Instituto Federal da Paraíba”, destacou Neilor Cesar.

Na "Mostra Funetec 25 Anos”, os estudantes e demais visitantes tiveram, no primeiro dia do evento, a oportunidade de acessar as ferramentas do "Visual 3D". Eles também conheceram o “Radiômetro UVC com comunicação Bluetooth”; a “Robótica educacional”; o “Sistema de informação para monitoramento da iluminação pública”; o projeto “Lampejos de arte e cultura no mundo maker”; a “Aplicação de técnicas de processamento de sinais e inteligência artificial para detecção de vocalização de pássaros”; e os “Serviços ecossistêmicos voltados à geodiversidade no centro histórico de João Pessoa”, entre outros projetos desenvolvidos pelo Polo de Inovação e através do Departamento de Inovação, Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Cultura e Desafios Acadêmicos do IFPB.

Para a professora do Instituto de Educação da Paraíba (IEP), Clélia Gottgtroy, a “Mostra Funetec 25 Anos” cumpre o papel de ampliar a visão dos alunos sobre as novas tecnologias. “Essa exposição é muito importante para nossos alunos da primeira série, principalmente diante do novo olhar voltado à educação pós-pandemia”, acrescentou.

O superintendente da Funetec, Anselmo Castilho, explicou as atribuições da fundação de apoio ao IFPB e outras instituições federais de ensino, pesquisa e extensão.

“A Funetec tem a prerrogativa de prestar apoio administrativo e financeiro às instituições federais de ensino superior. Os recursos destinados a pesquisas são administrados pela fundação em favor de projetos de desenvolvimento tecnológico e cultural”, explicou Anselmo Castilho, que também ressaltou a importância da “Mostra Funetec 25 Anos” poder incentivar a formação de novos cientistas.

Durante a mostra, o coordenador pedagógico do Liceu Paraibano, Adailton Fernandes, parabenizou a iniciativa da Funetec e do IFPB. “A partir de eventos como este, os alunos do ensino médio estão tendo a oportunidade de acessar esse mundo de tecnologia e de inovações tecnológicas. Então, é de fundamental importância. Por isso, desde já agradecemos o convite para estarmos nesse evento”, disse.

Nesta quinta-feira (1º), a “Mostra Funetec 25 Anos” recebeu, no Ponto de Cem Réis (JP), a “Feira da Economia Solidária” com exposição e venda de artigos de decoração, vestuário, moda praia em crochê, acessórios, gastronomia, comercialização de peixes, itens para pets e plantas ornamentais. Entre outras atrações culturais, o evento contará com a apresentação do grupo de percussão “Bate com Lata” da Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlur). Outro destaque do dia será a entrega o prêmio (R$ 2,5 mil) ao vencedor do concurso de marcas “Funetec 25 Anos”, designer Gui Monteiro.

A semana de comemorações alusivas aos 25 anos de instituição da Funetec também foi marcada pela realização de um Workshop sobre “Gestão de Projetos: métodos de mapeamento, captação e execução de projetos”, na sexta-feira (02) no Nord Luxxor Cabo Branco, em João Pessoa.

25 Anos da Fundação

A Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec-PB) foi criada em 1997 por 48 instituidores, servidores da então Escola Técnica, com o objetivo de atender a demanda de cursos de qualificação, em função do avanço tecnológico e das exigências do mundo do trabalho.

A Funetec é uma instituição de direito privado e sem fins lucrativos. A fundação de apoio é regida pela Lei federal Nº 8.958/1994, certificada e credenciada pelo Ministério da Educação e no Ministério da Ciência e Tecnologia, desde 1999.

A missão da fundação é promover a prestação de serviços de extensão, pesquisa e consultoria, nas áreas técnicas, culturais, científicas e administrativas, junto as instituições e órgãos públicos ou privados, nacionais e internacionais, como também, o treinamento e capacitação de pessoal especializado, permitindo, no âmbito acadêmico, o atendimento dos objetivos a que se propõe, colaborando com entidades que realizem trabalhos na sua linha de atuação.

Com seu registro no Ministério da Educação e no Ministério da Ciência e Tecnologia, a Funetec credenciou-se como Fundação de Apoio ao IFPB, que é o seu grande parceiro e o agente principal de sua criação.

Fonte: Ascom Funetec-PB com DGCOM IFPB