IFPB Campina lança assistente virtual “Kátia” para atender estudantes

Campi

Aplicativo poderá ser utilizado futuramente por todos os campi

Por Ernani Brito
Publicado: 27 de Setembro de 2021 às 16:51
Última modificação: 27 de Setembro de 2021 às 16:51

Uma ferramenta inovadora no âmbito do IFPB pretende facilitar a vida dos alunos em relação aos processos administrativos mais utilizados por eles no Campus Campina Grande. Trata-se da “Assistente Virtual Kátia”, um chatbot utilizado por meio de um dos aplicativos de conversação mais populares atualmente: WhatsApp. A atendente virtual recebeu o nome de "Kátia" em homenagem a uma das servidoras mais antigas do setor de protocolo do campus, Kátia Farias Coutinho, reconhecida pela sua gentileza em ajudar e orientar os alunos quando da abertura de processos físicos.

A interação entre a comunidade estudantil e a assistente virtual acontece através de perguntas e respostas em tempo real. Inicialmente, as respostas contemplam informações sobre os processos eletrônicos que podem ser abertos por discentes, mas a intenção dos desenvolvedores é ampliar o atendimento e contemplar mais informações, incluindo processos de servidores.

O produto faz parte do projeto de mestrado da secretária executiva do IFPB e estudante do mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (ProfNIT), Priscila Rodrigues Moreira Villarim, orientado pela professora e diretora de ensino do Campus, Ana Cristina Alves de Oliveira Dantas. A ferramenta foi lançada em fase de testes, com a opção de avaliação para os usuários deixarem suas impressões e sugestões até o mês de outubro, o que oportunizará melhorias futuras. Inclusive, com a expansão para uso por todos os campi do IFPB.

“Estou muito feliz com a repercussão positiva da ferramenta, acredito que representa um grande ganho para os alunos, que estavam desamparados para abrir os processos eletrônicos em casa, sem orientação, e também para os servidores, que respondem muitas das dúvidas repetidas por e-mail”, afirma a mestranda.

A aplicação foi desenvolvida no Projeto Lampião – Laboratório de Aplicações Móveis, Pesquisa e Inovação, pela equipe formada pelos membros Anderson Costa, Priscila Villarim, Rafael Guimarães e Kayky Fidelis, com o apoio dos líderes técnicos Ana Cristina Alves e Katyusco Farias.

A Diretora de Desenvolvimento do Ensino do Campus Campina Grande, Ana Cristina Dantas, acredita que o app é mais uma alternativa para a comunidade interagir e conhecer os trâmites administrativos. " Será uma fonte de informações consistentes para os nossos estudantes e irá ajudar toda a comunidade acadêmica a prover informações seguras e de qualidade, auxiliando na permanência e no êxito dos estudantes", avalia .

Entre os serviços oferecidos aos estudantes pelo Assistente Virtual Kátia estão: solicitação de transferência, solicitação de diploma, trancamento, cancelamento de matrícula, solicitação de declaração, aproveitamento de estudo, justificativa de falta, relatório de estágio/TCC, como abrir um processo eletrônico no SUAP Edu entre outras.

“São essas iniciativas fomentadoras que nos orgulham do nosso quadro de servidores que é amplamente capacitado e competente. Quero parabenizar Priscila Villarim pela ideia que veio em um momento importante, pois estamos em trabalho remoto e isso é mais uma a segurança para todos nós”, conclui a Pró-Reitora de Ensino do IFPB, Mary Roberta.

Acesse o link do Assistente Virtual Kátia

Ernani Baracho - Jornalista do IFPB