IFPB comemora nota máxima do Enade 2017 em dois cursos

Cursos superiores de João Pessoa e Cajazeiras atingiram o conceito 5.

Publicado: 19 de Outubro de 2018 às 12:52
Última modificação: 19 de Outubro de 2018 às 12:53

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) está comemorando o excelente resultado obtido no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade 2017). Dois cursos da instituição alcançaram a conceituação máxima, a nota 5. São eles os cursos superiores de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, no Campus Cajazeiras, e Redes de Computadores, no Campus João Pessoa.

Outros cursos obtiveram o conceito 4: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, do Campus Monteiro, Bacharelado em Engenharia Elétrica, do Campus João Pessoa, Licenciatura em Matemática, do Campus Cajazeiras, e Educação Física, do Campus Sousa.

Os cursos de Matemática, e de Física, ambos do Campus Campina Grande, de Letras, do Campus João Pessoa, e de Química, do Campus Sousa, obtiveram o conceito 3. O curso de Química, do Campus João Pessoa, onde apenas três estudantes compareceram à prova, obteve conceito 1.

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas de Cajazeiras foi considerado o terceiro melhor do Brasil. Nas duas primeiras edições do Enade, o curso de Cajazeiras ficou em quinto e segundo lugar, respectivamente, dentre os melhores cursos do país.

O coordenador da área de Informática, Ricardo Job, afirmou que o resultado é motivo de muito orgulho. “Este resultado demonstra o potencial dos nossos alunos, além da capacidade de mudança e transformação que podemos ter com uma educação de qualidade ofertada no alto sertão da Paraíba”, frisou.

Para a Diretora Geral do Campus Cajazeiras, Lucrécia Petrucci, essa é uma conquista ímpar para a comunidade local. “Esse resultado é fruto do trabalho de homens e mulheres que se esforçam cotidianamente para a transformação de vidas dos nossos alunos. Parabenizo todos os professores, técnicos administrativos e alunos envolvidos, gente que se empenha no belíssimo trabalho que é a educação – nossa bandeira de luta responsável por manter viva nossa esperança de um futuro de trabalho, dignidade e oportunidades concretas para mudarmos de vida. É a comprovação da qualidade do trabalho”.

O diretor geral do Campus João Pessoa, Neilor Cesar dos Santos, parabenizou os estudantes pela participação efetiva, além da gestão do curso, através do coordenador, e do corpo de professores e técnicos da unidade acadêmica. “A gente fica muito orgulhoso em observar que nossos estudantes estão sendo bem avaliados nesse processo de avaliação do sistema nacional do ensino superior, o que nos dá a certeza do bom trabalho que vem sendo desenvolvido no projeto pedagógico dos cursos, principalmente no que diz respeito ao perfil de formação profissional”, destacou Neilor.

O coordenador do curso de Redes de Computadores, do Campus da Capital, Leandro Almeida, atribuiu a nota máxima ao trabalho sério desenvolvido por toda a comunidade. “O engajamento do corpo docente, técnicos administrativos e discentes foi crucial para sucesso do curso. O Núcleo Docente Estruturante do curso vem trabalhando constantemente para manutenção de um nível mínimo de qualidade dos componentes curriculares. O Colegiado do curso vem trabalhando em conjunto com a coordenação para tratar os casos mais críticos relativos a vida acadêmica de nosso estudante. Esperamos que este resultado nos possibilite um crescimento ainda maior de reconhecimento em nível nacional”, ressaltou o professor.

A Procuradoria Institucional ligada à Pró-Reitoria de Ensino do IFPB ressaltou que a nota do Enade é apenas um dos vários componentes que compõem a avaliação do ensino superior no país. Os cursos passam também pelas visitas de inspeção de avaliadores do Inep/MEC que observam diversos fatores como infraestrutura do curso (como laboratórios e biblioteca) e do campus, formação dos professores, ambiente propício para a assistência ao estudante na instituição.

Saiba mais sobre os cursos superiores do IFPB, inclusive do atual Conceito do Curso, acessando o Portal do Estudante.

Ana Carolina Abiahy, Clara Marinho e Juliana Gouveia – jornalistas do IFPB

Registrado em: Enade Graduação IFPB PSD PSE SiSU