Serviços   O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
  • Você está aqui:
  • Início
  • Notícias
  • IFPB conquista medalha na Olimpíada Nacional de História do Brasil

Notícia

IFPB conquista medalha na Olimpíada Nacional de História do Brasil

Ensino Técnico

Equipe do Campus Cabedelo levou medalha de prata. Equipes do Campus JP e CG também foram para final.

Por Thiago Cavalcante
Publicado: 20 de Agosto de 2019 às 19:28
Última modificação: 20 de Agosto de 2019 às 19:28

Estudantes do Instituto Federal da Paraíba foram finalistas da 11ª edição da Olimpíada Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), realizada nos dias 17 e 18 de agosto na Universidade de Campinas (Unicamp) – São Paulo. A equipe Maratona do Campus Cabedelo conquistou a medalha de prata.

A equipe é composta pelas estudantes do curso Técnico em Multimídia, Érika Alves, Laís Ribeiro e Mariana Abreu, orientadas pelo professor Lício Romero.

“Participar da Olimpíada foi desafiador, como sempre. O sentimento na hora da premiação é sempre indescritível, a emoção, a felicidade, é um misto de coisas”, destaca a estudante Laís Ribeiro. “Ficamos muito empolgadas durante a prova e acredito que fizemos um bom trabalho, portanto a consequência desse esforço veio. A experiência em outras olimpíadas ajudou um pouco, apesar de que a olimpíada sempre busca inovar. Mas saber como administrar o tempo e como funciona a final ajuda bastante”, disse Laís.

“Chegar a final em Campinas foi uma vitória e tanto, conhecemos lugares e pessoas novas, foi inexplicável”, comemorou a estudante Erika Alves. Ela explica que sempre gostou da disciplina: “A paixão por história me motivou a participar da Olimpíada, ela aborda conteúdos que vão além do que é aprendido em sala de aula. Lembro que eu me emocionava muito em determinadas questões” .

O aprendizado adquirido a partir da Olimpíada contribui muito para a vida das estudantes: “Construímos uma bagagem

de conhecimento riquíssima, costumo dizer que não preciso estudar história pra fazer o Enem porque a ONHB já me ensinou tudo que eu precisava saber de verdade. É uma olimpíada que ensina bastante, por isso eu quis fazer ela esse ano mesmo não tendo chegado à final no ano passado”, comentou a estudante Érika, que está no 3º ano do curso de multimídia.

Para o professor Lício Romero, os Institutos Federais tem se destacado em olimpíadas do conhecimento não apenas por sua estrutura, mas também em virtude do seu modelo pedagógico, que valoriza a integração e o senso crítico dos estudantes.

“É uma felicidade representar o IFPB em atividades como a ONHB, e é uma felicidade maior ainda acompanhar o crescimento desses jovens que se desenvolvem com brilhantismo”, disse o professor Lício. “E é extraordinário que estejamos em uma Instituição que consiga propiciar momentos como esse para seus estudantes. Tenho muito orgulho de ser IFPB”, completou.

Além da equipe medalhista, o IFPB classificou para a etapa final da ONHB outras 5 equipes, totalizando 02 do Campus Cabedelo, 02 do Campus João Pessoa e 02 do Campus Campina Grande. O IFPB foi responsável por classificar 75% (06 de 08) das equipes oriundas do Estado da Paraíba que foram a Campinas-SP.

A final presencial da ONHB reuniu 314 equipes, totalizando 942 estudantes de vários estados da federação. As 6 etapas anteriores foram realizadas de forma online e tiveram início no mês de maio. A olimpíada mobilizou ao todo 73 mil participantes, 18,5 mil equipes, que abordaram diversos aspectos da história do Brasil a partir do tema “Excluídos da História”. Das 75 medalhas distribuídas, 58 foram para a região Nordeste.

O IFPB também levou medalhas na 10ª edição, realizada em 2018: Campus Campina Grande obteve 01 medalha de prata, e o Campus Cabedelo, 01 medalha de bronze.

por Patrícia Nogueira

 

Registrado em: História IFPB Olimpíada
Assunto: Ensino Técnico