IFPB conquista medalha na Olimpíada Nacional de História do Brasil

Ensino Técnico

Equipe do Campus Cabedelo levou medalha de prata. Equipes do Campus JP e CG também foram para final.

Publicado: 20 de Agosto de 2019 às 19:28
Última modificação: 20 de Agosto de 2019 às 19:28

Estudantes do Instituto Federal da Paraíba foram finalistas da 11ª edição da Olimpíada Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), realizada nos dias 17 e 18 de agosto na Universidade de Campinas (Unicamp) – São Paulo. A equipe Maratona do Campus Cabedelo conquistou a medalha de prata.

A equipe é composta pelas estudantes do curso Técnico em Multimídia, Érika Alves, Laís Ribeiro e Mariana Abreu, orientadas pelo professor Lício Romero.

“Participar da Olimpíada foi desafiador, como sempre. O sentimento na hora da premiação é sempre indescritível, a emoção, a felicidade, é um misto de coisas”, destaca a estudante Laís Ribeiro. “Ficamos muito empolgadas durante a prova e acredito que fizemos um bom trabalho, portanto a consequência desse esforço veio. A experiência em outras olimpíadas ajudou um pouco, apesar de que a olimpíada sempre busca inovar. Mas saber como administrar o tempo e como funciona a final ajuda bastante”, disse Laís.

“Chegar a final em Campinas foi uma vitória e tanto, conhecemos lugares e pessoas novas, foi inexplicável”, comemorou a estudante Erika Alves. Ela explica que sempre gostou da disciplina: “A paixão por história me motivou a participar da Olimpíada, ela aborda conteúdos que vão além do que é aprendido em sala de aula. Lembro que eu me emocionava muito em determinadas questões” .

O aprendizado adquirido a partir da Olimpíada contribui muito para a vida das estudantes: “Construímos uma bagagem

de conhecimento riquíssima, costumo dizer que não preciso estudar história pra fazer o Enem porque a ONHB já me ensinou tudo que eu precisava saber de verdade. É uma olimpíada que ensina bastante, por isso eu quis fazer ela esse ano mesmo não tendo chegado à final no ano passado”, comentou a estudante Érika, que está no 3º ano do curso de multimídia.

Para o professor Lício Romero, os Institutos Federais tem se destacado em olimpíadas do conhecimento não apenas por sua estrutura, mas também em virtude do seu modelo pedagógico, que valoriza a integração e o senso crítico dos estudantes.

“É uma felicidade representar o IFPB em atividades como a ONHB, e é uma felicidade maior ainda acompanhar o crescimento desses jovens que se desenvolvem com brilhantismo”, disse o professor Lício. “E é extraordinário que estejamos em uma Instituição que consiga propiciar momentos como esse para seus estudantes. Tenho muito orgulho de ser IFPB”, completou.

Além da equipe medalhista, o IFPB classificou para a etapa final da ONHB outras 5 equipes, totalizando 02 do Campus Cabedelo, 02 do Campus João Pessoa e 02 do Campus Campina Grande. O IFPB foi responsável por classificar 75% (06 de 08) das equipes oriundas do Estado da Paraíba que foram a Campinas-SP.

A final presencial da ONHB reuniu 314 equipes, totalizando 942 estudantes de vários estados da federação. As 6 etapas anteriores foram realizadas de forma online e tiveram início no mês de maio. A olimpíada mobilizou ao todo 73 mil participantes, 18,5 mil equipes, que abordaram diversos aspectos da história do Brasil a partir do tema “Excluídos da História”. Das 75 medalhas distribuídas, 58 foram para a região Nordeste.

O IFPB também levou medalhas na 10ª edição, realizada em 2018: Campus Campina Grande obteve 01 medalha de prata, e o Campus Cabedelo, 01 medalha de bronze.

por Patrícia Nogueira

Registrado em: História IFPB Olimpíada