IFPB deve implantar Diploma Digital em 2019

Profissionais do Instituto Federal da Paraíba conheceram o sistema da UnB.

Publicado: 28 de Dezembro de 2018 às 17:05
Última modificação: 28 de Dezembro de 2018 às 17:05

Uma equipe de profissionais do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) foi conhecer o processo de implantação e o funcionamento do Diploma Digital na Universidade de Brasília. A UnB saiu na frente, adotou o novo formato, é pioneira na solução tecnológica e cumpriu todas as normas da Portaria nº330 de 05 de abril de 2018 do Ministério da Educação.

Arquivistas, Analistas de Tecnologia da Informação e o diretor responsável pelas emissões de diplomas do IFPB, Simão Viana, visitaram o Centro de Informática (CPD) da UnB. Lá eles conheceram o sistema de diploma digital que está sendo usado, as dificuldades enfrentadas no projeto e as sugestões na implantação do processo. A iniciativa para que a visita acontecesse foi da Pró- Reitoria de ensino (PRE).

A autenticidade, a integridade e a validade jurídica do diploma podem ser garantidas por meio de assinatura digital, método que utiliza criptografia com base no padrão da ICP-Brasil, aonde os usuários podem verificar a validade do documento, a qualquer tempo, pela internet.

A entrega dos diplomas digitais na UnB ocorre por meio de uma plataforma personalizada, o SIED, cujo acesso esta disponível no próprio portal da instituição (https://servicos.unb.br/publico/#/validardiploma). O sistema tem fácil acesso pelos usuários podendo ser impresso quantas vezes quiser sendo possível verificar a autenticidade do documento.

Através da visita técnica os profissionais do IFPB constataram os inúmeros benefícios da emissão dos diplomas digitais entre eles a desburocratização, a segurança, a eficiência, a redução dos custos e a diminuição das fraudes. A Arquivista Natália Costa enfatizou que “não se pode esquecer que implantar um projeto como esse traz consigo diversos desafios a serem enfrentados, mas que com trabalho em equipe o IFPB tem como fazer”.

Para o Arquivista Vivaldo Valeriano o IFPB vai ter uma longa jornada para deixar tudo pronto “teremos que seguir direções claras visando demonstrar quais tarefas merecem maior atenção, ficando claro que, o projeto deve manter como participantes todas as categorias envolvidas: pessoal técnico, gestores e os discentes, pois a participação efetiva das categorias poderá resultar em menor impacto na condução e aceitação do projeto como um todo, afinal o diploma nas suas diferentes áreas produz um sentimento único e simbólico para a comunidade acadêmica e para o IFPB”.

A Diretoria Geral de Tecnologia da Informação já mapeou como serão os trabalhos para a implantação do Diploma Digital “vamos realizar estudos de viabilidade de implantação da assinatura digital nos moldes do ICP- Brasil para os diplomas gerados pela Instituição e toda a equipe da DGTI deverá participar do processo” revelou  Ivan Júnior – Diretor da DGTI.

A Pró-Reitora de Ensino, Mary Roberta Meira Marinho, salientou que as ações de planejamento para a efetivação da implantação do Diploma Digital no IFPB já estão em andamento “vamos avançar nos trabalhos para que, se possível, em 2019 os alunos da Instituição já recebam seus diplomas no novo formato”.

por DGCOM/IFPB

Registrado em: IFPB