IFPB discute ações para a permanência e o êxito dos estudantes

Encontro vai até a sexta-feira (07) no auditório da Reitoria

Por Ernani Brito
Publicado: 6 de Outubro de 2022 às 09:07
Última modificação: 10 de Outubro de 2022 às 11:26

Pedagogos, Assistentes Sociais, Técnicos em Assuntos Educacionais, Psicólogos e Diretores de Ensino participam do I Encontro pela permanência e êxito dos estudantes do IFPB. A abertura foi na manhã desta quarta-feira (05) no auditório da Reitoria.

A Diretora de Articulação Pedagógica, Rivânia Sousa, ressaltou a importância do encontro para discutir o cenário atual, verificar a situação dos campi e traçar um plano de ação para o enfrentamento da evasão escolar ao longo dos próximos anos na instituição.

A Pró-Reitora de Ensino, Mary Roberta, que representou o Reitor Nicácio Lopes, contextualizou a questão da evasão ao citar um trecho de um livro do educador Coriolano de Medeiros que já nos anos 1950 relatava o problema da evasão escolar. Mary reiterou a necessidade do encontro aprovar um documento, para que se possa integrar os profissionais do IFPB na busca de soluções para vencer os desafios pela permanência e êxito dos estudantes na instituição.

O Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, Manoel Macedo, disse que o fenômeno da evasão afeta bastante a escola no país, principalmente a fase do ensino médio, e que o tema precisa estar na centralidade das ações do Instituto Federal. Macedo lembrou que o maior empobrecimento das famílias durante a pandemia obrigou muitos estudantes a largarem os estudos e buscarem o mercado de trabalho.

A Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Silvana Costa, destacou o papel do IFPB como uma instituição acolhedora e disse que a pesquisa se coloca como um agente de permanência e êxito na instituição através da oferta de bolsas.

O diretor do Campus João Pessoa, Neilor César, também prestigiou a abertura do evento. A Pró-Reitora Mary Roberta comunicou no encontro que Neilor será o futuro Pró-Reitor de Ensino na próxima gestão.

Os trabalhos da manhã foram encerrados com uma mesa redonda sobre o Plano Estratégico de Permanência e Êxito 2017-2027 que contou com a participação da professora Arielle Pinto, tendo como mediadora Rivânia Sousa. O encontro segue até a próxima sexta-feira (07).

Confira nesse link a programação do evento.

Registrado em: Educação
Assunto: Informações