Serviços   O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia

IFPB dispõe de Núcleos de Acompanhamento Psicossocial

Informações

IFPB dispõe de Núcleos de Acompanhamento Psicossocial

Por Nayara Leite
Publicado: Jan. 18, 2023, 9:55 a.m.
Última modificação: Jan. 19, 2023, 11:50 a.m.

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), por meio da Coordenação de Atenção à Saúde do Estudante, alinha-se à campanha Janeiro Branco, incentivando a comunidade do Instituto, e a sociedade como um todo, a cuidar da saúde mental. Janeiro Branco é uma campanha de saúde cujo objetivo é chamar a atenção para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas.

De acordo com Ana Carolina Simões, coordenadora de Assistência à Saúde do Estudante e psicóloga da PRAE, a saúde mental deve ser abordada em todos os níveis de cuidado, durante todo o ano. "De janeiro a janeiro! Assim o bem-estar físico, psíquico, social e a qualidade de vida, em âmbito geral, devem ser sempre parte de nossas prioridades", diz.

"Neste mês, queremos evidenciar a importância do autocuidado, conscientizar que sofrimentos psíquicos têm tratamento e podem ser prevenidos", reforça Ana Carolina Simões. Ela explica que a saúde mental prejudicada está associada a rápidas mudanças sociais, condições de trabalho ou ambiente escolar estressantes, discriminação de qualquer tipo, estilo de vida não saudável, risco de violência, e violação de direitos ou dignidade individual.

Conforme a coordenadora de Assistência à Saúde do Estudante do IFPB, o cenário de pandemia de covid-19 intensificou o sofrimento psíquico na população, causado principalmente pelas inseguranças, medos, distanciamento social e vulnerabilidades de ordem socioeconômica. "Este cenário colocou em evidência as discussões e preocupações com relação à saúde mental das pessoas, e isso trouxe destaque para conteúdos e informações à qualidade de vida e bem-estar", pontua.

Ana Carolina Simões também destacou a importância do Janeiro Branco. "No primeiro mês do ano, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensar em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais", comenta a psicóloga.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde mental é um estado de bem-estar no qual um indivíduo realiza suas próprias habilidades, pode lidar com as tensões normais da vida, pode trabalhar de forma produtiva e é capaz de fazer contribuições à sua comunidade.

“Estar consciente de si e das situações e sintomas que afetam o bem-estar pode ser fundamental para que uma determinada condição não evolua para um sofrimento maior”, afirma Ana Carolina Simões. Ela acrescentou que é importante que as pessoas estejam atentas a como influenciam no bem-estar dos demais os indivíduos com os quais interagem, seja pessoal, seja profissionalmente.

Em caso de sofrimento intenso, a procura por ajuda especializada é primordial. Uma em cada quatro pessoas experimenta problemas de saúde mental. "Falar sobre o assunto ajuda a quebrar o estigma e a discriminação que muitas pessoas ainda enfrentam - facilitando que todos se beneficiem do apoio das pessoas ao seu redor. Cuide da sua saúde mental e cuide dos seus", ressalta a coordenadora de Assistência à Saúde do Estudante do IFPB.

Cinco dicas de saúde mental para você

Para contribuir com o Janeiro Branco, a psicóloga da PRAE elencou cinco dicas para a promoção do bem-estar. Confira.

1) Busque se desconectar — A pandemia potencializou o contato das pessoas com as telas e hoje parte da população já se vê saturada de interações on-line. Assim como o corpo, nossa mente também cansa. Busque se desconectar desses aparelhos em alguns momentos do dia e use esse momento para ler um bom livro, meditar, praticar atividade física ou alguma atividade que te dê prazer.

2) Cultive bons relacionamentos — Tenha momentos do dia voltado para quem você ama. Procure conversar com pessoas que fazem você se sentir bem. Mantenha vínculos saudáveis, pois o apoio dos entes queridos e dos amigos é fundamental para o bem-estar. 

3) Tenha momentos de lazer Procure fazer atividades que te tragam prazer, momentos de descontração e satisfação pessoal. Isso vai proporcionar conforto e leveza para as tensões do dia a dia, além de ajudar a experimentar sentimentos positivos e melhorar a qualidade de vida.

4) Durma bem Ter uma boa noite de sono é fundamental para a nossa saúde e bem-estar, já que o sono tem diversas funções importantes para o nosso organismo. Pratique a higiene do sono, como ter um horário para dormir e acordar e evitar o uso de telas pelo menos 40 minutos antes de dormir, para melhorar a qualidade do sono à noite.

5) Conte com a ajuda profissional Algumas pessoas ainda pensam que só precisam buscar um acompanhamento psicológico quando já estão com algum nível de sofrimento, mas não é bem assim. Também é possível prevenir o adoecimento mental com o processo de psicoterapia. É fundamental procurar ajuda profissional ao perceber sofrimento ou dificuldades em lidar com as emoções. Um atendimento psicológico pode ajudar a manter ou reequilibrar sua saúde mental.

Caso você precise de ajuda, procure o NAPS do seu campus, para obter mais informações e orientações.  

NAPS NOS CAMPI

E-MAIL

Campus Cabedelo naps.cb@ifpb.edu.br

Campus Cabedelo Centro naps.cc@ifpb.edu.br

Campus Cajazeiras  naps.cz@ifpb.edu.br

Campus Campina Grandenaps.cg@ifpb.edu.br

Campus Catolé do Rochanaps.cr@ifpb.edu.br

Campus Esperança naps.es@ifpb.edu.br

Campus Guarabiranaps.gb@ifpb.edu.br

Campus Itabaiana naps.ib@ifpb.edu.br

Campus Itaporangadde.itaporanga@ifpb.edu.br

Campus João Pessoa naps.jp@ifpb.edu.br

Campus Mangabeiranaps.mb@ifpb.edu.br

Campus Monteiro naps.mt@ifpb.edu.br

Campus Patos naps.pt@ifpb.edu.br

Campus Picuí naps.picui@ifpb.edu.br

Campus Princesa Isabelnaps.pi@ifpb.edu.br

Campus Santa Rita naps.sr@ifpb.edu.br

Campus Sousanaps.ss@ifpb.edu.br

Campus Areia naps.ar@ifpb.edu.br

Campus Pedras de Fogonaps.pf@ifpb.edu.br

Campus Santa Luzianaps.sl@ifpb.edu.br

Campus Soledadecampus_soledade@ifpb.edu.br

*Angélica Lúcio -  jornalista do IFPB (com informações da PRAE)

Registrado em: Estudante
Assunto: Informações