IFPB é tricampeão da Huawei ICT Competition

Ensino Superior

Estudantes conseguiram o tricampeonato na categoria nuvem e agora vão para a etapa Latino-americana

Por Ernani Brito
Publicado: 12 de Novembro de 2021 às 16:36
Última modificação: 12 de Novembro de 2021 às 16:44

IFPB é tricampeão da Huawei ICT Competition

O Instituto Federal da Paraíba-IFPB se destaca mais uma vez no cenário nacional. Os estudantes Luana Rodrigues Barros - Mestrado em Engenharia Elétrica, Gabriel Gutierrez Pereira Soares - Mestrado em Engenharia Elétrica, Marcos Antônio Ugulino de Araújo Filho - Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores foram os vencedores do Huawei ICT Competition 2021-2022 na categoria Nuvem (Cloud). A cerimônia da premiação ocorreu no último dia 10 de novembro, no Sheraton São Paulo WTC Hotel com a presença dos estudantes das principais universidades das regiões Norte, Nordeste e Sudeste. Essa é a terceira vez que os estudantes do IFPB são vencedores.

A competição consistiu em dois testes, o primeiro foi aplicado virtualmente. Os times que apresentaram as melhores notas passaram para a fase final da etapa nacional: provas escrita e prática que foram aplicadas em São Paulo. Com a conquista nacional, o IFPB se classificou para disputar a final regional América Latina da competição, que será em 2022, no México, valendo a vaga na final internacional, que vai ocorrer na China no final de 2022. Para o professor e tutor da equipe, Michel Coura Dias, o prêmio é extremamente importante e motivador. “Trata-se de um prêmio de grande relevância para o IFPB no cenário nacional. Mais de 80 academias de todo o Brasil competiram. Mostra o quanto a parceria público privada pode render frutos ao IFPB e sua comunidade”.

Em 2020, a equipe do IFPB composta por Weslley Santos, Mariana Barros e Edson Luiz foi a campeã da final global na China, na categoria Nuvem (Cloud). Assim como eles, os alunos da equipe deste ano, Luana Barros, Gabriel Gutierrez e Marcos Ugolino, também fazem parte do trabalho desenvolvido pelo Polo de Inovação do Instituto e seus laboratórios credenciados que, em parcerias com empresas como a Huawei, tem possibilitado a capacitação de centenas de estudantes.

O objetivo do Huawei ICT Competition é fornecer aos alunos uma plataforma para estudar e trocar ideias, aprimorando conhecimentos em TICs por habilidades práticas e estimulando o pensamento criativo dos participantes em novas tecnologias e plataformas.

Acesse o site da competição Aqui

Registrado em: Educação
Assunto: Ensino Superior