Serviços   O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia

IFPB faz evento de boas-vindas a 28 estudantes estrangeiros

Ensino Superior

IFPB faz evento de boas-vindas a 28 estudantes estrangeiros

Por Ernani Brito
Publicado: 24 de Fevereiro de 2023 às 09:27
Última modificação: 24 de Fevereiro de 2023 às 09:27

Em francês se diz “ bienvenue”; em inglês, “welcome”; em português, bem-vindo. Foi assim, em três idiomas, que o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) recebeu 28 estudantes estrangeiros nesta quinta-feira, 23. Oriundos de Benim, Congo, Gabão e Gana, países da África Oriental e África Central, os novos alunos do Instituto estão vinculados ao Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G).

Os 28 estudantes vieram à Paraíba com o objetivo de cursar graduação e fazer o Curso de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para Estrangeiros (CLIPE), nos campi João Pessoa e Cabedelo. A agenda de recepção e acolhimento dos alunos no IFPB foi feita pela Assessoria de Relações Institucionais e Internacionais (Arinter)/Coordenação do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), em parceria com a Pró-Reitoria de Ensino.

Conforme a coordenadora da Arinter, Mônica Maria Montenegro de Oliveira, do total de estudantes, 23 estão ligados ao Pré-PEC-G, sendo 10 para o campus de Cabedelo e 13 para o campus de João Pessoa. Os outros cinco integram o PEC-G e irão fazer curso de graduação no IFPB: três em João Pessoa (Engenharia Elétrica e Administração) e dois em Campina Grande (Engenharia da Computação). Na ocasião, ela externou que estava alegre e honrada pela chegada dos novos estudantes ao IFPB e ressaltou a presença e a importância dos parceiros institucionais.

O acolhimento dos estudantes estrangeiros ocorreu no auditório da Reitoria, em João Pessoa, e contou com a presença da reitora do IFPB, Mary Roberta Meira Marinho; da representante do Ministério das Relações Exteriores, Elisa Maia; da pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Silvana Costa; da diretora do campus Cabedelo, Turla Angela Alquete; do diretor do campus João Pessoa, Ricardo José Ferreira; da diretora da Agência Internacional da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Ana Berenice; e da presidente da Associação do PEC-G Paraíba, Solângela Dias,  além de outros discentes e servidores da instituição.

“O Brasil recebe vocês aqui na Paraíba com o coração”, afirmou a reitora Mary Roberta ao se dirigir aos estudantes estrangeiros. “Minha fala é de recepção e de agradecimento aos que se envolvem com o PEC-G. A presença de vocês faz com que nós possamos crescer e aprender juntos. Somos de países irmãos. Hoje temos a satisfação de tê-los aqui”, comentou a dirigente. A reitora aproveitou a ocasião para ensinar os recém-chegados a dizer, em bom português, “Eu estudo no Instituto Federal da Paraíba”.

Programa selecionou mais de 11 mil estudantes desde 2000

Segundo Elisa Maia, coordenadora do PEC-G no Ministério das Relações Exteriores, o programa é muito importante e está bem estruturado, pois conta com muitas décadas de funcionamento. “Ao longo de todo esse tempo, o PEC-G vem atuando para fomentar a internacionalização das instituições de ensino superior brasileiras, públicas e privadas. Desde o ano 2000, já foram selecionados mais de 11 mil estudantes de países preferencialmente em desenvolvimento, e a gente tem feito esforços para ampliar o número de países participantes”, declarou.

Elisa Maia acrescentou que é de grande relevância a iniciativa do IFPB de realizar uma recepção para os estudantes estrangeiros. "Esse tipo de evento é superimportante, não só pelo acolhimento aos estudantes na parte de oferecer orientações sobre como funciona uma instituição superior brasileira, mas também para que os estudantes tenham essa consciência de que eles estão fazendo parte de um programa de âmbito nacional e internacional, de que eles têm esse papel aqui de obter a formação e também de compartilhar o conhecimento que eles têm para colaborar com o enriquecimento das nossas instituições".

Para a presidente da Associação do PEC-G Paraíba, o acolhimento aos estudantes é muito especial. "Significa muita coisa para a associação e também para os estudantes. Nos sentimos muito acolhidos. Antigamente, quando a gente chegava, não tinha essa recepção, mas o IFPB se preocupa em mostrar ao aluno que ele está sendo acolhido pela universidade, que tem pessoas fora do seu país que estão ali cuidando dele, auxiliando e apoiando. É a garantia de que vai ter uma instituição para cuidar da gente",  disse Solângela Dias, que é de Cabo Verde, atualmente estuda na UFPB e está no Brasil há quatro anos.

PROGRAMAÇÃO - A cerimônia de recepção aos estudantes vinculados ao PEC-G contou com apresentação dos vídeos “Este sofá é grande demais para o meu porta-malas” e “Vida Maria", além da exibição de uma peça audiovisual com a canção Baba Yetu - O Pai Nosso, entoado em Swahili (idioma africano), a língua banto com o maior número de falantes (cerca de 150 milhões de pessoas).

Durante a programação, também houve um momento para a entrega de kits de boas-vindas a cada um dos alunos estrangeiros. No evento, o estudante Kponjesu Babatundé Aurex-Spéro Kounou, aluno do curso de Engenharia da Computação - Campus Campina Grande, foi agraciado com o Certificado de Honra ao Mérito. O evento de recepção e acolhimento dos estudantes estrangeiros prossegue nesta sexta-feira, 24, com palestras sobre saúde física, mental, psicológica e afetiva, questões referentes à interculturalidade, preconceito e adaptação, além de um tour pelo Campus e seu entorno.

SAIBA MAIS - Criado oficialmente em 1965 pelo Decreto nº 55.613, e atualmente regido pelo Decreto nº 7.948, o PEC-G é coordenado pelo Ministério das Relações Exteriores, por meio da Divisão de Temas Educacionais, e pelo Ministério da Educação, em parceria com Instituições de Ensino Superior (IES) de todo o Brasil. O PEC-G seleciona estrangeiros entre 18 e até 23 anos,  com ensino médio completo, para cursar de forma gratuita a graduação fora de seus países.

*Texto: Angélica Lúcio- Jornalista do IFPB / Fotos: Angélica Lúcio e Pablo França- Programador Visual do IFPB

Registrado em: Graduação
Assunto: Ensino Superior