Notícia
IFPB forma novos técnicos em cuidados de idosos
Ensino Técnico
Última modificação: 30 de Julho de 2019 às 09:07
O IFPB formou mais 15 técnicos em cuidados de idosos. A solenidade de certificação foi realizada neste sábado (20) no auditório do edifício Coriolano de Medeiros (Casa Rosada) e contou com a presença dos formandos e seus familiares, além de representantes da reitoria, professores do Campus Mangabeira e da Associação Promocional do Ancião (Aspan), parceira do IFPB.
“João Pessoa é uma das cidades que apresenta um alto crescimento no número de pessoas idosas, portanto os nossos técnicos tem um vasto campo de atuação. Coloquem em prática o que aprenderam em sala de aula, levem a educação humanizada que receberam para o trabalho”, afirmou o professor Degmar dos Anjos, que na ocasião representou o Reitor Nicácio Lopes.
Para a formanda Marilene da Silva Santos, “hoje é dia de celebrar uma vitória alcançada. Só temos a agradecer aos professores do IFPB que nos proporcionaram uma formação humana com respeito à pessoa idosa”. Ela lembrou da sua trajetória desde a entrada no curso e elogiou a qualidade do ensino que propiciou um bom preparo para o mercado de trabalho.
A Diretora-Geral Zoraida Almeida falou do desafio do IFPB em oferecer um curso na área de saúde. “Temos toda uma história na área de tecnologia e esse campus tem a peculiaridade de ser na área de saúde. Nosso curso prima pelo cuidar, pela educação humanizada, por um tratamento diferencial para os nossos idosos”, afirmou a Diretora.
Durante a solenidade os formandos, representados pela concluinte Caroline Rocha, realizaram o juramento e receberam os seus certificados das mãos da Diretora Geral, Zoraida Almeida, do representante do Reitor, Degmar Anjos, do representante da PRPIPG, Francisco Dantas e do Representante da Proexc, Alisson Régis. A madrinha da turma foi a professora Ana Flávia Gomes.
Está é a 4ª turma formada pelo curso técnico em cuidados de idosos que atualmente é coordenado pela Professora Dione Marques. Sua oferta começou em 2016 com a efetivação do Campus Mangabeira. O curso é voltado para quem já terminou o ensino médio e deseja uma formação técnica. O ingresso se dá por meio do Processo Seletivo de Cursos Técnicos (PSCT) e a seleção se dá por meio de análise do histórico escolar.
por Patrícia Nogueira