Serviços   O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia

IFPB implanta Comitê de Assuntos Estudantis

Informações

O objetivo é aprimorar o acompanhamento e qualificar as ações e as políticas de Assistência Estudantil.

Por Thiago Cavalcante
Publicado: 30 de Abril de 2019 às 16:10
Última modificação: 30 de Abril de 2019 às 16:22

O IFPB implantou na manhã desta segunda-feira, 29, o Comitê de Assuntos Estudantis (CAE), por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE).  A criação do Comitê é embasada na resolução nº16 – CS, de 02 de agosto de 2018. O objetivo é aprimorar o acompanhamento e qualificar as ações e as políticas de Assistência Estudantis. 

Pioneiro na Rede Federal, o comitê foi criado para avaliar, acompanhar e monitorar a execução das políticas de assistência ao estudante. De acordo com o reitor, Nicácio Lopes, a CAE tem uma composição eclética com representação de profissionais de todas as áreas temáticas, que atuam nas diversas áreas no IFPB (enfermagem, medicina, assistência social, educação física, assistência social, nutrição, pedagogia e psicologia) Pró-Reitorias, com predominância da PRAE e também por alunos do IFPB. 

“O CAE terá caráter consultivo e fará o monitoramento das políticas públicas em processo da execução e será um grande termômetro que subsidiará a PRAE na observância e no cumprimento das metas institucionais. Além de promover a transparência pública para que a comunidade”, destacou o Reitor. 

O pró-reitor de assuntos estudantis, Manoel Macedo, disse que a criação do CAE vai possibilitar o monitoramento da aplicação das políticas de assistência estudantil permitindo ações mais efetivas no sentido de garantir permanência e êxito dos alunos. “A partir das avaliações, a PRAE irá fazer as recomendações necessárias para o aperfeiçoamento do trabalho”, afirma. 

Para o aluno do Curso Técnico Subsequente em Instrumento Musical, Leandro Levy, a experiência de participar de um comitê como esse é muito produtiva. “Temos a possibilidade de discutir o que é melhor para os estudantes, principalmente aqueles que mais precisam. Agora podemos ter um processo ainda mais democrático dentro da nossa Instituição”, comemora. 

Após a solenidade de instalação do comitê, a assistente social Anna Clara Feliciano, proferiu a palestra Desafios da Política de Assistência Estudantil do IFPB: a resolução N. 16 e o papel do Comitê de Assistência Estudantil. Ao final do evento, houve a escolha dos membros do comitê responsáveis pela elaboração e apresentação da minuta de regimento interno. 

por Iris Souto Maior - Jornalista DGCOM

Registrado em: Estudante
Assunto: Informações