IFPB participa da Expotec 2018

Extensão, Pesquisa e Pós

Até o dia 10/11, serão expostos projetos de Pesquisa, Inovação e Extensão do Instituto

Por Nayara Leite
Publicado: 9 de Novembro de 2018 às 12:07
Última modificação: 9 de Novembro de 2018 às 12:07

Promover a diversidade do conhecimento científico e tecnológico como fator transformador da sociedade, levando tecnologia ao alcance das pessoas. Este é o objetivo da Expotec 2018, Congresso e Feira de Exposição Tecnológica que acontece até o dia 10 de novembro, no Centro de Convenções de João Pessoa.

O IFPB é uma das instituições parceiras do evento, que teve sua abertura oficial realizada na tarde desta quarta-feira (07). A pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Silvana Nascimento, representou a instituição na solenidade.

Este ano, o Instituto participa da Expotec com seis stands, expondo os resultados de projetos de Pesquisa, Inovação e Extensão.

A Pró-Reitoria de Pesquisa Inovação e Pós-Graduação (PRPIPG) está presente com a apresentação dos resultados dos projetos de Inovação (através da Diretoria de Inovação) e dos projetos de Pesquisa dos programas PIBITI -CNPq/IFPB e da chamada Interconecta - IFPB  (pela Diretoria de Pesquisa).

Ao todo, foram selecionados 14 projetos dos campi João Pessoa, Catolé do Rocha, Cajazeiras, Sousa, Cabedelo Centro e Esperança, com foco na inovação, propriedade intelectual e empreendedorismo. Um deles é o projeto de um protótipo de carro autônomo.

"O projeto é do curso superior de Automação Industrial, desenvolvido desde 2017 pelo Grupo de Robótica, em Cajazeiras. É uma plataforma acessível para estudos da área. Trabalhamos com software e com a parte experimental e nosso protótipo serve como plataforma de treinamento para nossos alunos e professores, que estudam, por exemplo, técnicas de visão computacional, navegação autônoma, dentre outros", explicou o professor Raphael Maciel.

Já a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura selecionou propostas de extensão com foco na disseminação de Tecnologias Sociais/ Inovação Social que favoreçam a acessibilidade às metodologias, aos processos e aos produtos tecnológicos por grupos sociais vulneráveis. Entre os campi selecionados para participar, estão Cabedelo, Campina Grande e Santa Rita.

Do Campus Guarabira, foi selecionado o projeto “Telhas Ecoeficientes com uso de bambu particulado”. O projeto é desenvolvido pelos alunos do curso de Edificações e tem como coordenador o professor José Augusto. Dentre as vantagens elencadas para a utilização do bambu na construção de telhas, os participantes destacam a disponibilidade do material (uma vez que ele pode ser encontrado em várias partes do planeta), assim como sua alta resistência. "Uma vez que o material utilizado nas telhas atuais não é ecoeficiente, utilizamos a proposta do biokreto, utilizando uma massa vegetal, tornando a telha ecoeficiente", ressalta o aluno Marcos Matheus Nóbrega.

Para a reitora substituta, Mary Roberta Marinho, a participação do Instituto na Expotec é de suma importância, “uma vez que é a oportunidade de demonstrar à sociedade paraibana, a indissociabilidade do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, apresentando, através dos nossos cursos, esses projetos que tanto têm engradecido a Educação, Ciência e Tecnologia”. Ainda de acordo com Mary, a diversidade dos projetos e o envolvimento da comunidade acadêmica são fatores que merecem destaque. “Temos projetos que envolvem patentes, projetos de Extensão que levam às comunidades a atuação do IFPB, além de pesquisas em diversas áreas, envolvendo o trabalho de alunos, professores e técnico-administrativos, que demonstram o engajamento e a capacidade do nosso instituto em atuar junto à sociedade”, finalizou.

Verônica Rufino - da DGCom