IFPB realiza II Encontro de Estudantes

Informações

Solenidade de abertura foi realizada nesta segunda (22). Programação se estende até dia 24

Por Ernani Brito
Publicado: 23 de Novembro de 2021 às 11:05
Última modificação: 23 de Novembro de 2021 às 11:05

Um debate sobre Juventude, Cidadania e Redes Sociais marcou o primeiro dia do II Encontro de Estudantes do IFPB. Para refletir sobre o tema estiveram dialogando com o público, a jornalista do instituto Politize, Mariana Fernandes, e o professor de filosofia do IFPB, Alan Patrick de Lucena Costa, mediados pelo Pró-reitor de Assuntos Estudantis, Manoel Macedo.

O tema movimentou o chat da transmissão ao vivo no canal da TV IFPB no Youtube e suscitou reflexões sobre política, democracia, educação para a liberdade, intolerância nas redes sociais, o papel do cidadão na sociedade atual, dentre outros. A transmissão pode ser revista clicando aqui.

O debate foi antecedido pela solenidade oficial de abertura do encontro que contou com a participação do Reitor Nicácio Lopes e dos pró-reitores das áreas de Assuntos Estudantis (Manoel Macedo), Ensino (Mary Roberta), Administração (Pablo Andrey), Extensão (Cleidenédia Oliveira), Pesquisa (representado pelo professor Francisco Dantas). Também prestigiou a abertura, o estudante Alex Santos, representando o segmento discente.

Os pró-reitores elogiaram a iniciativa do evento, que mesmo diante das dificuldades ocasionadas pela pandemia, pode ser realizado de forma virtual. Também lembraram que o 1º Encontro de Estudantes levantou pontos e contribuições importantes para o bem-estar dos estudantes, constituindo-se como um marco na história do IFPB.

Para o estudante Alex Santos, um dos pontos altos do IFPB é proporcionar o contato entre estudantes e gestores: “Esses momentos de interação devem ser aproveitados para discutir as políticas educacionais e fazer com que os estudantes se empoderem e se apropriem de uma educação pública de qualidade. Façam daqui a casa de vocês, se aproximem dos espaços de discussões”, conclamou Alex, que iniciou seus estudos no IFPB em 2010 no ensino técnico e hoje está concluindo o ensino superior, com vistas a ingressar na pós-graduação.

O Reitor Nicácio Lopes destacou o protagonismo estudantil proporcionado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), cujas ações têm sido destaque em âmbito nacional e têm contribuído para sustentar três importantes pilares institucionais: acesso, permanência e êxito.

“Espero que vocês tenham um grande evento, aperfeiçoem os seus conhecimentos, interajam com os colegas e que possam contribuir conosco para que tenhamos um IFPB cada vez mais voltado para atender os seus pleitos”, disse o Reitor Nicácio Lopes.

O Pró-Reitor Manoel Macedo lembrou que o encontro de estudantes é sempre especial, pois é um momento formativo de grande importância para os discentes. Macedo agradeceu a toda a equipe da PRAE por tornar esse evento realidade, mesmo em meio as dificuldades impostas pela pandemia.

O “momento PRAE” foi marcado pela exibição de um vídeo institucional que mostrou as principais ações da pró-reitoria. No primeiro dia, o foco do vídeo foi a assistência estudantil.

A programação do II Encontro de Estudantes segue no turno da tarde, a partir das 14h30, nos dias 23 e 24. Acesse aqui a programação.

Acompanhe os debates pelo canal da TV IFPB no Youtube.

Registrado em: Estudante
Assunto: Informações