IFPB recebe 29 estudantes do continente africano

Extensão, Pesquisa e Pós

Os jovens farão curso de Língua Português e Cultura Brasileira. Evento também certificou turma pioneira

Por Ernani Brito
Publicado: 22 de Fevereiro de 2022 às 14:30
Última modificação: 22 de Fevereiro de 2022 às 14:32

O Instituto Federal da Paraíba da Paraíba -IFPB recepcionou na última segunda-feira, 21, os 29 jovens dos países Mali, Nigéria, Congo, Benim, Quênia, Camarões e Guiné Equatorial, todos do continente africano. Os estudantes farão o curso de Língua Português e Cultura Brasileira para Estrangeiros (CLIPE) no IFPB, exame preparatório para o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) organizado pelo MEC/INEP e aplicado no final do ano para a entrada dos mesmos nos cursos de graduação nas Instituições de Ensino Superior do Brasil. Na ocasião também foram entregues 16 certificados aos jovens da turma pioneira. Todo a cerimônia foi transmitida pela Tv IFPB.

A iniciativa faz parte do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), que oferece oportunidades de formação superior a cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais. Desenvolvido pelos ministérios das Relações Exteriores e da Educação, em parceria com universidades públicas - federais e estaduais - e particulares, o PEC-G seleciona estrangeiros, entre 18 e preferencialmente até 23 anos, com ensino médio completo, para realizar estudos de graduação no país.

“Estamos nos sentindo enaltecidos, pois vocês são povos irmãos e cujas culturas se  entrelaçam muito fortemente com a nossa. Esse programa propicia a muitos jovens um curso de graduação e ao concluir e regressar ao seu país ele levará conhecimento e desenvolvimento. O IFPB e as universidades da Paraíba recepcionam vocês calorosamente para apresentar conhecimentos humanísticos e científicos”, declarou o  Reitor do IFPB, Nicácio Lopes  .

O estudante do Congo, Chriss Yannick foi da turma pioneira e já está matriculado no curso de Engenharia Agrícola na UFCG. Ele acredita que a formação que terá no Brasil vai ajudá-lo a contribuir com o desenvolvimento de seu país.  “Acho importante concluir o curso, pois ele abrirá portas de trabalho em outros países que falam português. Quando eu concluir vou retornar ao meu país muito valorizado”, explica.

As compatriotas de Yannick, Ruth Heda  e Eudora Makosso vão fazer Engenharia Elétrica e Economia, respectivamente e  também concordam com a opinião do jovem. “Quando nós terminarmos, queremos voltar ao Congo e ajudar no seu desenvolvimento”, afirmam.

Além do reitor, a solenidade contou com a presença do reitor das Pró-reitorias de Ensino e Extensão e Cultura, do Diretor Geral do Campus João Pessoa e da Assessora de Relações Internacionais e Institucionais (Arinter), Mônica Montenegro, que fechou o evento bastante emocionada. “A relações são fortes principalmente em um período pandêmico e isolamento social. Estou feliz com e pelos estudantes. Temos um carinho imenso por eles. Foram 02 anos de convivência em que choramos, sorrimos e vivenciamos experiências”, concluiu.

* Ernani Baracho -Jornalista do IFPB

Registrado em: Educação