Serviços   O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
  • Você está aqui:
  • Início
  • Notícias
  • IFPB renova Acordo com Universidade do Porto

Notícia

IFPB renova Acordo com Universidade do Porto

Bolsas, Estágios e Trainees

A parceria abre perspectivas no exterior na área de pesquisa, capacitação e estágio para estudantes e servidores

Por Glauciene Santana
Publicado: 12 de Abril de 2018 às 18:30
Última modificação: 12 de Abril de 2018 às 18:31

O IFPB e a Universidade do Porto renovaram por mais cinco anos Acordo de Cooperação, que vai permitir estabelecer o desenvolvimento de projetos conjuntos na área acadêmica, científica e cultural.

A Universidade do Porto é uma instituição de ensino superior portuguesa que, através desse acordo de cooperação com o Instituto Federal da Paraíba, pretende realizar pesquisas, promover o intercâmbio de estudantes, docentes e técnico-administrativos das duas instituições, visando aprimorar as suas qualificações acadêmicas e profissionais, além de organizar a realização de seminários, encontros, reuniões, painéis e outros eventos.

De acordo com a professora Mônica Maria Montenegro de Oliveira, da Assessoria de Relações Internacionais (Arinter), o Plano de Trabalho desse acordo de cooperação foi aprovado pela Procuradoria Federal no IFPB e pela Universidade do Porto e  foi elaborado numa parceria entre a DGEP e a Arinter. Outros planos de trabalho podem ser propostos à Arinter dentro desse acordo de cooperação por qualquer campi.

Para a Assessora da Arinter, a parceria com a Universidade do Porto abre perspectivas na área da pesquisa; amplia os horizontes dos servidores, possibilitando a capacitação no exterior, com cursos de pós-graduação e de curto e médio prazos, além de se poder fazer parceria na educação a distância. “Temos também a modalidade shadowing, estágio onde nossos servidores observam a rotina de trabalho de um setor ou departamento da instituição parceira e trazem essa experiência para compartilhar com os colegas de trabalho no IFPB”, exemplificou.

“Além disso, amplia também a perspectiva de nossos alunos irem ao exterior, seja para realização de estágios, realização de pesquisas ou de estudar fora por um semestre, por exemplo”, finalizou a professora Mônica Oliveira.