IFPB tem vários medalhistas nos Jogos dos Institutos Federais - Nordeste

Por Nayara Leite
Publicado: 9 de Outubro de 2023 às 15:26
Última modificação: 9 de Outubro de 2023 às 15:26

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) obteve bons resultados durante os Jogos dos Institutos Federais (JIFs) da etapa Nordeste, conquistando troféus e medalhas. A competição recebeu 92 estudantes-atletas do IFPB, mas a delegação contou ao todo com 114 pessoas.

Sob a organização do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), as disputas ocorreram de 25 a 30 de setembro nos campi Natal-Central e Parnamirim, e na pista de atletismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O evento contou com estudantes de oito Estados da região Nordeste.

Considerando o quadro geral de medalhas, o IFPB conquistou 10 medalhas de ouro (sendo nove na natação e uma no judô), 7 medalhas de prata ( quatro na natação, uma no xadrez por equipe, uma no tênis de mesa e uma no vôlei de praia feminino), e 8 medalhas de bronze ( três na natação, uma no vôlei de praia masculino, uma no xadrez masculino e três no judô).

A diretora de Educação Física do IFPB, Brígida Batista Bezerra, destacou o desempenho dos estudantes. “Alcançamos bons resultados, chegamos à disputa de 3º lugar com as equipes do futsal feminino e basquete masculino, conquistamos medalhas no xadrez, natação, tênis de mesa, judô e vôlei de praia feminino e masculino e classificamos representantes para a etapa Nacional no judô e natação”, afirmou.

Um dos destaques do Instituto foi o desempenho na natação. Nessa modalidade, o IFPB conquistou o ouro nove vezes:

• Ouro — Categoria 50m Peito: Vanessa Renally Dantas Barbosa (fem.);

• Ouro — Categoria 800m Livre: Vanessa Renally Dantas Barbosa ( fem.) e Paulo Henrique Vieira da Silva Oliveira (masc.);

• Ouro — Categoria 50m Costa: Paulo Henrique Vieira da Silva Oliveira (masc.);

• Ouro — Categoria 100m Medley: Ana Raquel Oliveira de Sousa (fem.) e José Alexandre Silva de Sousa Filho (masc.);

• Ouro — Categoria 400m Livre: José Alexandre Silva de Sousa Filho (masc.);

• Ouro — Categoria 100m Costas: Ana Raquel Oliveira de Sousa (fem.) e José Alexandre Silva de Sousa Filho (masc.).

O IFPB também trouxe a medalha de ouro no judô, na categoria Leve Feminino (+ de 48kg até 52kg). Nessa modalidade, quem ficou em primeiro lugar foi a estudante Clara Lavinha Oliveira Fernandes/FUSEN-GASH.

Rumo a Fortaleza

A etapa Nordeste da competição foi uma seletiva para os JIFs Nacional. Os estudantes-atletas e as equipes vencedoras em suas modalidades irão participar da etapa nacional dos Jogos, prevista para ser realizada de 23 a 28 de outubro, em Fortaleza, com o Instituto Federal do Ceará (IFCE) à frente da organização.

Em Natal-RN, o IFPB disputou medalhas no handebol, voleibol, vôlei de praia, futsal, xadrez, tênis de mesa, judô e natação, todas com atletas femininos e masculinos. O basquete foi a única modalidade em que se classificou apenas o time masculino. Os atletas do IFPB participantes foram campeões dos Jogos Intercampi promovidos pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), com etapas divididas pelas regiões do Estado.

Angélica Lúcio - Jornalista do IFPB

Conforme Brígida Bezerra, o IFPB fez uma importante participação nos Jogos dos Institutos Federais do Nordeste, demonstrando suas potencialidades esportivas e promovendo uma experiência única para os 92 estudantes inscritos na competição. “Tudo isso graças aos esforços dos nossos gestores sistêmicos e de nossas unidades de ensino, dos professores de Educação Física e de vários colaboradores”, ressaltou. “A etapa nacional será no fim de outubro e estamos otimistas com os resultados que possamos alcançar”, complementou.

A gestora também acrescentou que um marco importante dessa edição foi a promoção do festival Paraolímpico. “Deixamos registrada nossa participação com muito êxito e alegria e desejosos de promover no âmbito do IFPB a inclusão dos estudantes com deficiência nos Jogos Intercampi.”

Registrado em: IFPB Jogos
Assunto: Campi