João Pessoa realiza I Bienal de Cultura Paraibana

Campi

O evento foi realizado por professores e estudantes dos cursos Técnicos de Eventos (Proeja) e Secretariado.

Publicado: 2 de Setembro de 2016 às 14:29
Última modificação: 2 de Setembro de 2016 às 14:29

Com o intuito de reunir instituições que atuam na área da cultura paraibana, o Campus João Pessoa realizou na última quarta-feira, dia 31 de agosto, a primeira edição da Bienal de Cultura Paraibana do IFPB. Participaram do evento diversas entidades, entre elas Pioliin Centro Cultural, Academia Paraibana de Letras, IPHAN, Sebo Cultural, Funai, Cooperativa Cultural da Paraíba – Codisma, entre outras.

De acordo com o organizador do evento outro objetivo indispensável foi possibilitar aos alunos dos cursos Técnicos em Eventos (PROEJA) e Secretariado a prática de todo conhecimento teórico adquirido nas disciplinas de planejamento e organização de eventos. Para o docente essa atividade é essencial para que os alunos vivenciem de fato tudo aquilo que estudam em sala de aula.

“Como esses dois cursos são técnicos é importante que eles tenham essa oportunidade, que passem por essa experiência, também está servindo como atividade curricular, na qual a nota será oriunda do desempenho deles nesse evento. Então, é uma atividade prática para avaliar os alunos” explicou o professor.

A aluna do curso Técnico Integrado em Eventos – modalidade Proeja, Micheline Fernandes, ressaltou que o tema do evento é de extrema importância, uma vez que a sociedade passa por uma era tecnológica e o resgate da cultura é indispensável. “O resgate da nossa cultura é essencial, principalmente nesse momento que estamos vivenciando, em que quase tudo é feito por meio da internet, é muito gratificante, saber que nossos jovens não perderam o gosto pela leitura”.

“Antes de realizar esse evento nós fizemos todo o planejamento e agora estamos vivenciando a prática de tudo que estudamos na teoria. Quem veio prestigiar o evento pôde conhecer mais e valorizar nossa cultura paraibana, tanto no artesanato, quanto na literatura e na história da nossa cultura”, frisou Cristiane Freire, estudante do curso Técnico Subsequente em Secretariado.

Já a responsável pelo stand da Fundação Nacional do Índio, Célia Maria da Silva, destacou que a realização do evento serviu para difundir a cultura indígena para os estudantes. “Para nós que somos da Funai é de extrema importância está participando desse evento, pois temos a oportunidade de divulgar a cultura indígena. Gostaria de parabenizar o IFPB pela iniciativa, e que essa seja a primeira edição de muitas”, comentou.

Comunicação Social do IFPB - Campus João Pessoa

Registrado em: Eventos João Pessoa PROEJA Secretariado