MEC divulga avaliação de cursos superiores

IFPB tem conceito de excelência em Índice Geral de Cursos

Por Ernani Brito
Publicado: 30 de Março de 2023 às 10:56
Última modificação: 30 de Março de 2023 às 10:56

O Instituto Federal da Paraíba – IFPB obteve um excelente resultado no Conceito Preliminar de Curso (CPC) e no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) referentes a 2021, que são indicadores de qualidade da Educação Superior e fazem parte do ciclo de resultados calculados a partir do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Esse levantamento foi divulgado na última terça-feira, 28, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC). No âmbito da avaliação do IGC, que é uma avaliação mais ampla e abrange muito mais itens, o IFPB teve conceito  4 e ficou acima da média nacional.

“Continuamos mantendo a qualidade referente as avaliações institucionais dos cursos e da instituição. Grande parte dos nossos cursos tem conceito excelente”, relatou o Diretor de Educação Superior do IFPB, Richardson Correia Marinheiro. Em 2021, foram avaliados no IFPB, os cursos de tecnologias em Redes de Computadores, Química, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema, Matemática , Letras , Ed.Fisica , Ciências Biológicas e Ciência da Computação.

No Conceito Preliminar de Curso (CPC) são avaliados o desempenho do estudante, titulação docente, infraestrutura do curso entre outros pontos. O desempenho dos 12 cursos do IFPB que passaram pelo crivo do INEP, metade teve o conceito de excelência, ou seja, nota 4. De a cordo com os critérios do MEC, os conceitos maiores ou iguais a nota 3, são considerados de qualidade para uma instituição de Ensino Superior.

Nessa edição, foram avaliados 30 cursos de graduação, dos quais 17 são licenciaturas. A partir do cálculo dos indicadores, é possível mensurar o desempenho dos estudantes recém graduados e, consequentemente, avaliar a qualidade do processo formativo dos professores.

Registrado em: Ensino
Assunto: Ensino Superior