Mês da Mulher no IFPB

Abertura foi realizada no auditório da Reitoria

Por Nayara Leite
Publicado: 9 de Março de 2023 às 11:06
Última modificação: 9 de Março de 2023 às 11:06

8 de março: Um dia de celebração ou de protesto? De flores ou conscientização? Foi esse questionamento que inspirou o IFPB a promover a campanha Mês da Mulher cuja abertura ocorreu nesta quarta-feira (08) durante a reunião de planejamento do Instituto.

O evento  teve início com a apresentação cultural da professora Marina Zenaide que brindou a plateia com uma apresentação de violino. No repertório, músicas populares e eruditas.

Uma roda de conversa também enriqueceu o evento fazendo o público refletir sobre o tema: “Para além das flores: conquistas e lutas”. Participaram do diálogo a Reitora Mary Roberta Meira Marinho, a ex-diretora Ivanilda Gentle, a servidora Regina Negreiros e a egressa Joana Antônia (Preta).

“Essa campanha é muito significativa. Precisamos celebrar, mas sobretudo lembrar que ainda temos muito a conquistar e combater o machismo estrutural”, disse a Reitora Mary Roberta. Ela contou um pouco da sua trajetória e de como aprendeu a ver e a enfrentar o machismo em um ambiente dominado por homens.

A servidora Regina Negreiros é pesquisadora na área Ética e educação, Filosofia Africana e Religiões Afrodiameríndias de atuante no Conselho Municipal LGPTQ de João Pessoa. Ao falar de sua trajetória no serviço público, ela enfatizou a importância de fomentar o papel da mulher na construção das instituições públicas. “Essa discussão propicia a amplificação das nossas vozes dentro e fora da instituição. A participação nesse evento propicia o espaço dialógico para mudanças”, pontuou Regina. Em sua fala, ela lembrou também da baixa representatividade das mulheres na vida pública e privada, falou do conceito de feminismo e da grande desvalorização da força de trabalho feminina em detrimento da masculina: “Quebramos um importante paradigma ao eleger nossa atual reitora”, disse.

Em seguida, a ex-diretora e assistente social do IFPB Ivanilda Matias Gentle falou sobre sua trajetória e os desafios enfrentados na sua vida profissional. Como mulher e negra, ela lembrou que teve que quebrar muitas barreiras e enfrentar obstáculos. Ivanilda foi a primeira mulher no cargo de diretora da unidade sede, na época do então Cefet-PB, cargo anteriormente ocupado por homens brancos. “Enfrentei obstáculos como mulher e negra. Mas sou muito determinada no que quero. Tudo que eu enfrentei me tornou mais forte e preparada para novos desafios”.

A trajetória da egressa do Campus Pedras de Fogo, Joana Antonio dos Santos (Preta) também foi marcada por desafios. Vinda de família pobre, teve que trabalhar desde criança. “Sou sobrevivente de um passado ruim, mas aprendi com meus pais a ser honesta e batalhadora”. Joana contou das dificuldades enfrentadas para estudar. Hoje Joana é servidora da prefeitura, já foi vereadora em Pedras de Fogo e é presidente da Associação de Mulheres Águias de Pedras de Fogo. “Sobrevivi com muita dificuldade e quando eu conheci o IFPB me tornei gente. Me tornei admiradora das pessoas desta instituição e hoje estou aqui contando parte da minha história”, afirmou.

O evento foi finalizando com um coffee-break e distribuição de brindes para as mulheres. Durante todo o mês serão realizadas diversas ações como: “Mulheres que inspiram” – Um espaço para darmos visibilidade as mulheres do IFPB e da Paraíba em suas mais variadas conquistas, perpassando as áreas do Ensino, Pesquisa, extensão, Cultura, Inovação, Gestão e Política

Acontece nos campi” – Destinado a dar visibilidade as ações do campus que acontecem não apenas neste 8 de março mas também a projetos ou pesquisadoras que tenham como foco de seus trabalhos a mulher.

IFPB Solidário - Mês da Mulher” – Aqui escolheremos instituições que desenvolvam trabalhos em prol de mulheres em situação de vulnerabilidade para arrecadarmos itens além de divulgarmos estas instituições e firmarmos parcerias importantes para o IFPB. Além de lives informativas sobre temas relevantes que permeiam o universo feminino.

*Patrícia Nogueira - Jornalista do IFPB

Arte por Pablo Freitas - Programador Visual do IFPB