Ministro da Educação concede entrevista exclusiva ao Portal do IFPB

Informações

Rossieli Soares libera R$ 1,5 milhão para ampliação em Cajazeiras e diz que o IFPB é instituição consolidada, organizada e bem posicionada na Rede.

Publicado: 1 de Junho de 2018 às 11:53
Última modificação: 1 de Junho de 2018 às 11:57

No início da noite desta terça-feira, dia 29 de maio, o ministro da educação Rossieli Soares da Silva garantiu R$ 1,5 milhão para construção de salas de aula modulares no Campus Cajazeiras e confirmou presença na inauguração do Campus Itabaiana, nos próximos dias.

Rossieli manteve audiência com os reitores do IFPB, professor Nicácio Lopes, e da UFPB, Margareth Dinniz, na sede do ministério, em Brasília, atendendo solicitação do deputado federal Efraim Filho.

O ministro falou com exclusividade ao Portal do IFPB e expressou sua satisfação em visitar a Paraíba e inaugurar uma unidade de ensino do Instituto Federal da Paraíba no momento em que a gestão do professor Nicácio completa o primeiro ciclo de quatro anos.

Jornalista: Boa noite, ministro, e obrigado por conceder entrevista ao Portal do IFPB.

Ministro: Boa noite você. Boa noite aos leitores do Portal do IFPB. É com muita satisfação que falo diretamente com a comunidade acadêmica do Instituto Federal da Paraíba nesse período profícuo da história recente da educação profissional e tecnológica na Paraíba.

Jornalista: Considerando esse contexto, que memória o senhor faz como ministro da educação do IFPB?

Ministro: Eu, sinceramente, acredito que a gestão do Instituto da Paraíba fez muito em pouco tempo e o IFPB hoje, é uma nova Instituição. Só no ano passado recebeu e aplicou mais de R$ 40 milhões em obras estruturantes. Ampliou sua oferta de cursos e vagas, obtendo dentre outros avanços refletidos no esforço da comunidade acadêmica que vem obtendo bons resultados em suas avalições perante o MEC e o povo paraibano.

Jornalista: Em curto prazo, que resultado pode ser esperado da pauta discutida nesta audiência?

Ministro: Bem, nesta audiência discutimos e assumimos o compromisso na liberação de novos recursos. Para o IFPB cerca de R$ 1,5 milhão, para construção de salas de aula no Campus Cajazeiras face à necessidade emergencial de construção de um novo bloco para atender demandas da área de ensino, que vai beneficiar centenas de estudantes naquela unidade de ensino no Sertão da Paraíba. Neste nosso encontro encaminhamos também a liberação de recursos complementares para a UFPB, prevendo finalização de obras que vão beneficiar o grande público paraibano usuário do Hospital Universitário por meio do seu laboratório de ressonância magnética que faltam poucos detalhes para entrar em funcionamento.

Jornalista: Sobre sua ida à Paraíba no próximo mês?

Ministro: Nos próximos dias, vamos entregar oficialmente à comunidade obras que acabam de ser finalizadas no IFPB e no Estado. Mais precisamente o Campus Itabaiana e uma Escola Técnica Estadual, em Campina Grande.

Jornalista: O senhor ressaltava durante a audiência o trabalho em parceria do MEC com o IFPB e o poder legislativo.

Ministro: É sempre muito importante a aliança do poder executivo com o legislativo, tanto para fiscalizar quanto para acompanhar e apoiar o desenvolvimento regional. O deputado Efraim tem apoiado a captação de novos recursos por meio de emendas parlamentares. O reitor Nicácio tem feito um excelente trabalho no IFPB aplicando os recursos e mantendo as obras em andamento, inclusive tendo o reconhecimento da comunidade acadêmica que o reconduziu ao cargo com uma votação expressiva de 70%. Por isso nós do MEC só temos que apoiar para que o povo paraibano possa usufruir desse patrimônio público que vem sendo construído com o esforço de muita gente. Por isso torcemos e incentivamos para que essa parceria possa continuar fluindo na Paraíba.

Jornalista: Para finalizar que radiografia o senhor faz do Instituto Federal da Paraíba?

Ministro: O IFPB tem evoluído muito. O reitor Nicácio com a equipe técnica do Ministério da Educação conseguiu reorganizar a casa, retomar obras paradas, entregando uma série de obras aos longo destes três últimos anos e tendo outras tantas para entregar. O Instituto Federal da Paraíba tem uma estruturação bem organizada com relação ao atendimento das diversas regiões do estado, com novas demandas devido ao crescimento institucional, como citei anteriormente o caso do Campus Cajazeiras que evolui com a oferta de vagas e cursos e hoje demanda a construção de novos espaços para continuar cumprindo sua missão de bem servir o povo paraibano. No geral, o IFPB é uma instituição muito bem posicionada e muito bem organizada.

Filipe Donner – Diretor Geral de Comunicação e Marketing do IFPB

Registrado em: IFPB