Nova Reitora do IFPB é nomeada

Por Ernani Brito
Publicado: 20 de Outubro de 2022 às 10:14
Última modificação: 20 de Outubro de 2022 às 10:24

O decreto presidencial de nomeação da professora Mary Roberta Meira Marinho como Reitora do Instituto Federal da Paraíba foi publicado nesta quarta-feira, 19. De acordo com o decreto, a nova reitora ocupará o cargo a partir da próxima segunda-feira (24).

Para o professor Nicácio Lopes, atual Reitor, a nomeação da professora Mary Roberta representa a finalização de um grande percurso. Para ele, este é um momento de júbilo, de muita alegria, porque representa o coroamento de uma grande caminhada e possui um simbolismo muito forte, pois a professora Mary Roberta é ex-aluna da Instituição; é professora da área de mecânica; é também gestora muito bem-sucedida e agora ocupa o cargo máximo da gestão.

A professora Mary Roberta afirmou que recebeu a nomeação com muita alegria e considera a nomeação a vitória da democracia. Disse ainda que se sente feliz em ter sido eleita a primeira mulher Reitora do IFPB.

Para ela, o momento é de tranquilizar a comunidade nesta passagem, pois as atividades de transição já estão sendo desenvolvidas e toda a sua equipe já está formada. Afirmou que em sua participação na reunião do Colégio de Dirigentes, no último dia 18, fez um balanço e anunciou os integrantes de sua equipe. O professor Nicácio Lopes ocupará a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura; a professora Silvana Costa continua na Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação; o engenheiro José Albino Nunes ocupará a Pró-Reitoria de Administração e Finanças; a pedagoga Rivânia Sousa irá para a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e o professor Neilor Cesar dos Santos ocupará a Pró-Reitoria de Ensino.

De acordo com a professora Mary Roberta, neste momento há a expectativa de execução do seu plano de gestão, que prevê investimentos na educação superior para o interior do Estado; e também na infraestrutura, dando continuidade à dotação dos campi de restaurantes, ginásios poliesportivos e bibliotecas. No âmbito do ensino, ela pretende consolidar as diretrizes para o fortalecimento do ensino médio integrado, através da aplicação das diretrizes indutoras, e também investir na qualidade do ensino, com previsão de atuar fortemente no acesso, permanência e êxito dos estudantes, através da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão e também através do fortalecimento da inovação, um dos pilares para o desenvolvimento da sociedade, sem esquecer do eixo da internacionalização.

Para o Reitor Nicácio, o sentimento de todos é de muito contentamento porque a vontade da comunidade está amparada na publicação do ato de nomeação. Agora, é aguardar o momento da posse, que deverá acontecer a partir de uma convocação ministerial de Brasília. Depois disso, ela dará posse a toda a sua equipe e finalmente haverá a solenidade de transmissão do cargo. Para ele, esse ato foi muito aguardado por todos e é a materialização da vontade democrática de toda a comunidade. Assim, a partir da próxima segunda-feira (24) a professora Mary Roberta já será a Reitora do IFPB.

Registrado em: Reitoria
Assunto: Informações