Serviços   O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
  • Você está aqui:
  • Início
  • Notícias
  • "Novembro musical" será realizado em Monteiro

Notícia

"Novembro musical" será realizado em Monteiro

Campi

Mês de novembro na cidade de Monteiro/PB ocorre o projeto “Novembro Musical” idealizado por alunos do curso técnico de Instrumento Musical.

Por Thiago Cavalcante
Publicado: Nov. 4, 2016, 8:06 a.m.
Última modificação: Nov. 4, 2016, 8:06 a.m.

Será realizado neste mês de novembro na cidade de Monteiro/PB, o projeto “Novembro Musical” idealizado por alunos do Curso Técnico de Instrumento Musical do IFPB - Campus Monteiro.

O evento será realizado em três datas: 08, 15, e 22 (Dia da Música) do corrente mês. Dentre as atividades, haverá a realização de concertos e palestras com diversos grupos convidados (GRATUITO). Os eventos serão realizados no Teatro Jansen Filho e na Praça João Pessoa.

Este projeto tem como objetivo realizar intercâmbios com diversos grupos musicais tanto da região do Cariri paraibano quanto de outras localidades. Como também, buscamos comemorar durante todo o mês as festividades referentes ao dia 22 de Novembro, que é uma data comemorativa ao dia da música (22 de Novembro). 

No próximo dia 08 de Novembro, teremos a Banda Sinfônica José Siqueira da UFPB e o Sexteto Tabajara no Teatro Jansen Filho a partir das 19:00hs

Banda Sinfônica “José Siqueira”, criada em 1986 no Departamento de Música da UFPB, com o objetivo de promover o desenvolvimento dos alunos de sopro e percussão através da prática instrumental de conjunto. Seus integrantes são estudantes dos cursos (Bacharelado, Licenciatura e Extensão) do Departamento de Música da UFPB e da Escola de Música “Anthenor Navarro”. A Banda Sinfônica leva o nome do paraibano José Siqueira, natural de Conceição – no Sertão da Paraíba, que foi professor de Harmonia da Escola de Música do Instituto Nacional de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membro fundador da Academia Brasileira de Música e da Academia Brasileira de Artes. Na sua programação de concerto tem dado ênfase ao repertório brasileiro e o tradicional de banda sinfônica. Coordena a Banda, desde a sua fundação, o professor Sandoval Moreno de Oliveira.

O Sexteto Tabajara é um grupo de câmara fundado em junho de 2014 com o objetivo de desenvolver trabalhos voltados à exploração do repertório de música brasileira para quintetos de metais e percussão. O grupo vem se apresentando continuamente em diversos eventos nos estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Com um repertório voltado para a pesquisa/interpretação de obras inéditas, sejam essas de compositores desconhecidos como também de mestres já consagrados, o grupo busca realizar a divulgação dos mesmos, principalmente os trabalhos voltados à música que se utilizam de elementos da cultura brasileira. Recentemente os grupo se apresentou nas programações do projeto “Banda na Academia” da UFPB, Mostra Canavial de Música Instrumental, Projeto Som da Mata do SESC-Goiana-PE, Encontro Pernambucano de Metais (UFPE), 8ª Mostra de Música Leão do Norte realizado no Sesc Garanhus-PE, 3º Encontro Norte Riograndense de Trompetistas (UFRN), Festival Internacional de Música de Campina Grande-PB, entre outros.  Trompetistas: Emanoel Barros e Estêvão Gomes; Trombone: Marlon Barros; Trompa: Lucas Ângelo; Tuba: Gilvan Pereira (Novo); Bateria e Percussão: Marcelo Lucena. 

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Dia 08 de novembro de 2016 - Teatro Jansen Filho (Centro) – 19h

Dia 15 de novembro de 2016 - Teatro Jansen Filho (Centro) – 20h

Dia 22 de novembro de 2016 (Dia da Música) – Praça João Pessoa (Centro)-18h

*com informações do campus

Registrado em: Artes Integrado Monteiro Música Subsequente
Assunto: Campi