Serviços   O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia

Novo curso do Campus Cajazeiras é inaugurado com aula magna

Ensino Superior

Cajazeiras é a única cidade do estado a ofertar o curso de Engenharia de Controle e Automação.

Por Thiago Cavalcante
Publicado: 25 de Abril de 2019 às 08:37
Última modificação: 25 de Abril de 2019 às 08:37

Automatização, inteligência artificial, internet das coisas, robótica, todas essas definições fazem parte do futuro da indústria que começa agora para a primeira turma do curso de Engenharia de Controle e Automação do IFPB Campus Cajazeiras. A engenharia que trabalha para revolucionar o ramo industrial é, segundo especialistas, a profissão do futuro. O professor e coordenador do novo curso de Cajazeiras, Dr. Raphaell Maciel, promoveu ontem (23) junto com a diretoria do Campus, uma aula magna.

Empresários da cidade e o representante do CREA-PB (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) foram convidados para participar do momento, onde tiveram espaço para falar sobre a realidade da indústria local e do cenário que se desenvolve no Brasil e no mundo quando o assunto é tecnologia.

O diretor da AM3 Soluções, Marcelo Martins, fez questão de compartilhar com os alunos sua experiência no ramo e os desafios que enfrenta diariamente como dono de uma empresa especializada em prestação de serviços em tecnologia da informação. Ele foi claro ao apontar a Engenharia de Automação como a profissão do futuro. “Essa é uma tendência mundial, termos serviços cada vez mais completos, que unam tecnologia e solução de problemas para a sociedade”. Para ele, o profissional do futuro precisa ser multitarefa e além de ser excelente na parte técnica e científica, precisa ter habilidades humanas bem desenvolvidas, como inteligência emocional, capacidade de liderança e criatividade, dentre outras. “As grandes empresas querem um profissional completo, que seja criativo ao extremo e saiba se relacionar. As tarefas simples serão realizadas por robôs e é a capacidade de criar que nos diferenciará das máquinas”, disse.

Assim como Marcelo, Aldeir Filho (Diretor Técnico da Teccel Engenharia, empresa que trabalha com energias renováveis) se disse orgulhoso pelo momento. “Termos um novo curso de Engenharia na cidade é sinal de desenvolvimento e oportunidade para a juventude de Cajazeiras e região. É um ganho ímpar. Sempre fomos parceiros do IFPB e aproveito para dizer que nossa empresa estará de portas abertas para receber os futuros profissionais aqui presente”, disse.

A diretora geral do Campus Lucrécia Petrucci e o diretor de ensino Raphael Mello falaram sobre a importância de um novo curso para o IFPB Cajazeiras. “Esse é o resultado de muita luta de nossa equipe para que trouxéssemos para a Paraíba o primeiro curso de Engenharia de Controle e Automação. Temos um compromisso com nossos alunos e com a sociedade, dispomos de laboratórios completos e nossa luta a partir de agora é sermos o melhor curso do país”, disse a diretora.

O diretor de ensino falou sobre a rapidez das mudanças dos processos tecnológicos e de informação e garantiu que é com base nessa demanda da sociedade que os profissionais da área serão capacitados. O professor Leandro Honorato alertou os novos alunos sobre o valor do networking e disse que o momento de estar entre os pares para aprender e ensinar começou.

O coordenador do curso finalizou a aula falando sobre o orgulho que sente de fazer parte “desse grupo seleto de profissionais do Campus Cajazeiras”. Ele relembrou sua trajetória na instituição e reafirmou o compromisso do IFPB em ofertar um “curso de ponta tecnológica que promete formar engenheiros capazes de transformar a sociedade”.

*com informações do Campus