Serviços   O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
  • Você está aqui:
  • Início
  • Notícias
  • Pesquisa do IFPB recebe Prêmio Paulo Pontes

Notícia

Pesquisa do IFPB recebe Prêmio Paulo Pontes

Campi

O autor do trabalho é o aluno do mestrado em Engenharia Elétrica Samuel Ribeiro de Abreu

Por Nayara Leite
Publicado: 19 de Dezembro de 2018 às 08:14
Última modificação: 19 de Dezembro de 2018 às 08:14

Uma pesquisa desenvolvida pelo aluno do mestrado em Engenharia Elétrica do IFPB-campus João Pessoa, Samuel Ribeiro de Abreu, sob a orientação das professoras Suzete Élida Nóbrega Correia e Silvana Luciene do Nascimento Cunha Costa, foi contemplada com o Prêmio Paulo Pontes no 2° Simpósio Internacional da The Voice Foundation no Brasil, que aconteceu em 8 de dezembro, em São Paulo.

O trabalho, que tem como título "A Novel Time-Frequency Approach to Discriminate Healthy, Rough, Breathy and Strained Voices", consiste em avaliar o potencial discriminativo de medidas acústicas temporais e espectrais na análise da qualidade vocal, para classificar sinais de vozes saudáveis ou com os desvios de rugosidade, soprosidade e tensão. O estudo pode ser aplicado em diversas áreas, a exemplo da saúde, no apoio ao diagnóstico de desvios vocais ou na estatística e computação, como aplicação do modelo de redes neurais.

De acordo com Samuel, o interesse pela pesquisa surgiu ainda graduação em Engenharia Elétrica, quando se envolveu em programas de iniciação científica e grupos de pesquisas. "Durante a graduação, tive a oportunidade de participar como voluntário de três projetos de iniciação científica. Isso contribuiu para aperfeiçoamento profissional, formação de habilidades, competências e proporcionou parcerias com outras instituições de ensino”.

O trabalho faz parte dos resultados da dissertação de mestrado, que está em fase de finalização. Atualmente, Samuel é bolsista da CAPES e a pesquisa tem o apoio do professor Leonardo Lopes, da UFPB e do ex-aluno do IFPB, Vinícius Vieira, atualmente no estágio de Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFPB.

A professora Suzete Correia acredita que o prêmio Paulo Pontes  reforça a qualidade do ensino e a credibilidade da instituição. “A premiação torna visível no cenário internacional a pesquisa desenvolvida no âmbito do IFPB, contribuindo para o fortalecimento do PPGEE”, disse.

O prêmio Paulo Pontes foi criado juntamente com o Capítulo Brasileiro da Fundação Americana “The Voice Foundation”.  Após serem avaliados por uma comissão formada por quinze profissionais entre médicos, fonoaudiólogos e cientistas, três trabalhos são premiados e direcionados para apresentação no Simpósio Internacional.

 

Comunicação Social do IFPB campus João Pessoa

Registrado em: João Pessoa Pesquisa
Assunto: Campi