Serviços   O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia

Polo de Inovação do IFPB abre inscrições para Residência em Games com foco na indústria 4.0

Bolsas, Estágios, Empregos

São ofertadas 300 oportunidades, no primeiro ciclo, com vagas para o IFPB e o IFSertãoPB

Por Patricia Pinto
Publicado: 25 de Junho de 2026 às 11:29
Última modificação: 25 de Junho de 2026 às 11:29

Estão abertas as inscrições para o programa Residência em Games, iniciativa do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) que objetiva capacitar profissionais para o desenvolvimento de jogos inovadores com foco na Indústria 4.0. As inscrições vão até o dia 6 de julho de 2026 e são gratuitas. 

O programa é realizado pelo Polo de Inovação do IFPB em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Softex. As aulas serão em formato híbrido (online e presencial), com início previsto para 4 de agosto. A seleção será conduzida pelo laboratório Assert.

Acesse aqui o edital da Residência em Games.

Ao todo, serão 600 vagas, em dois ciclos. Neste primeiro momento, são ofertadas 300 vagas para estudantes do IFPB e do Instituto Federal do Sertão Paraibano (IFSertãoPB). 

As vagas deste ciclo serão distribuídas igualmente (50 vagas por unidades) entre os polos de Campina Grande, Esperança, Guarabira, João Pessoa e Monteiro, do IFPB, além do  polo de Cajazeiras, do IFSertãoPB.  Caso um polo não preencha suas 50 vagas, as restantes serão destinadas aos candidatos da lista de espera de outras unidades.

A formação completa tem carga horária de 310 horas, dividida em quatro trilhas teóricas e práticas. As Trilhas 1, 2 e 3 somam 210 horas e integram o processo seletivo atual. Já a Trilha 4 (100 horas) exigirá uma nova seleção interna. Nela, serão escolhidos 60 estudantes que receberão uma bolsa mensal de R$ 1.000 por cinco meses. Nessa trilha, serão selecionados dez estudantes para cada polo.

ESCLARECIMENTOS - Em caso de dúvidas, o candidato deve enviar mensagem para residenciaemgames@polodeinovacao.ifpb.edu.br

 

Quem pode se inscrever?

O processo seletivo é voltado a estudantes do IFPB e do IFSertãoPB com matrícula ativa em curso superior de tecnologia/bacharelado ou mestrado. Para se inscrever, também é necessário ter coeficiente de rendimento escolar maior ou igual a 60 (ou conceito igual ou superior a B), além de atender a alguns pré-requisitos detalhados no edital.

Serão aceitas inscrições de estudantes dos seguintes cursos: 

  • Curso superior: Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Automação Industrial; Engenharia de Computação; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia de Software; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica; Licenciatura em Computação; Licenciatura em Informática; Redes de Computadores; Sistemas de Telecomunicações; Sistemas para Internet; e Telemática;

  • Mestrado: PPGEE - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica/IFPB; e PPGTI - Programa de Pós Graduação em Tecnologia da Informação/IFPB.

*Angélica Lúcio - Jornalista da DGCOM/IFPB