Primeiro telejornal voltado para surdos já está no ar.

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS.

Publicado: 7 de Novembro de 2016 às 15:15
Última modificação: 7 de Novembro de 2016 às 15:16

Em funcionamento desde março de 2013, a TV Ines, plataforma nacional de vídeos voltados para surdos, lançou na última quinta-feira, 27, o programa Primeira Mão, o primeiro telejornal nacional na língua brasileira de sinais (libras) e em português. O vídeo, que conta com mais de 13 mil acessos, tratou de temas relevantes da semana, como a PEC 241, o segundo turno das eleições municipais e a crise dos refugiados na Europa.

Para conhecer acesse o site: http://tvines.org.br/ e confira toda a programação disponível.

O programa vai ao ar todas as quintas-feiras, e é feito em parceria com as redes SBT, RedeTV! e Agence France-Presse, que encaminham imagens e informações para a TV Ines. “Como o surdo perde muita informação no dia a dia, a gente acaba explicando mais coisa no telejornal, como o que é uma PEC, o que é a Faixa de Gaza... Acabamos contextualizando para que eles tenham uma autonomia que não conseguem no telejornal tradicional. As chamadas ‘legendas ocultas’ ajudam, mas muita informação se perde no processo”, comenta a diretora da plataforma, Joana Peregrino.

A intenção é ter a libras como primeiro idioma, com conteúdo voltado para surdos, mas ter ouvintes vendo os vídeos também. “O conteúdo é em libras, os apresentadores são surdos, mas temos legendas e áudio. Se o ouvinte tiver um familiar surdo, por exemplo, os dois podem se informar pelos vídeos da plataforma”, explica Joana. O formato é um contraponto à famosa janelinha com a tradução para libras, comum em redes estatais. “O surdo tem dificuldade porque a imagem é muito pequena, perde-se muita informação. A legenda também não ajuda muito, porque o primeiro idioma do surdo é libras, eles têm dificuldade com o português”, completa.

A TV Ines é multiplataforma desde seu lançamento. Além do acesso pela internet, via navegador, o projeto também conta com versões para todos os sistemas operacionais de smartphones. “Temos muito retorno do público, recebemos várias mensagens nas redes sociais. Desenvolvemos o aplicativo para o windows phone depois de sermos cobrados pela audiência”, lembra Joana.

Crianças – A plataforma conta, atualmente, com 14 programas diferentes, que chegam a obter mais de 20 mil visualizações. Por enquanto, a programação infantil se resume a desenhos animados que não dependem de som ou diálogo, que a organização da TV Ines compra de outras empresas. Uma série infantil, no entanto, está sendo desenvolvida na empresa. O programa, batizado de Baú do Tito, terá como proposta ensinar libras para meninos e meninas na faixa etária de 4 a 8 anos. A apresentação do programa será feita por crianças surdas.

Outro caminho que poderá ser trilhado pela plataforma é o da inclusão de deficientes visuais. Uma primeira tentativa já está no ar: todo o conteúdo especial sobre os 10 anos da Lei Maria da Penha foi feito também com audiodescrição.

TV INES –  A TV INES é fruto da parceria entre o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e da Associação de Comunicação Educativa Roquette-Pinto. É a primeira web TV na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A TV INES prioriza Libras e conta com legendas e locução em todos os produtos, o que a torna única na proposta de integrar públicos com uma grade de programação bilíngue. Afinal, Libras não é a gestualização da Língua Portuguesa, e tem sintaxe, gramática e léxico próprios.

O desafio diário de produzir um canal de televisão bilíngue e construir narrativas audiovisuais que conjuguem Libras e Língua Portuguesa é enfrentado por uma equipe de profissionais de televisão composta de surdos, ouvintes, tradutores intérpretes e profissionais do INES. Todos os programas são apresentados por surdos.

Desde a sua estreia, a TV INES vem conquistando, de maneira crescente e constante, grande audiência nas diferentes plataformas. Em maio de 2014, ganhou o Troféu do Júri na categoria Mídia no Prêmio Oi Tela Viva Móvel – principal premiação para inovação em conteúdo móvel no Brasil. E em agosto de 2014, a TV INES venceu o prêmio SET na categoria Projeto de Mobilidade para Conteúdo Audiovisual.

A TV INES se inscreve na filosofia da comunidade surda: “nada sobre nós, sem nós” e justifica, na prática, o slogan: TV INES – Acessível Sempre.

APPS PARA SMARTPHONES E TABLETS: AppStore, GooglePlay ou WindowsStore.

Assessoria de Comunicação Social - MEC

Registrado em: Libras