Serviços   O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia

Processo Seletivo do Proeja está com inscrições abertas em Cajazeiras

Ensino Técnico

Serão ofertadas 40 vagas para turno noturno em Proeja em Meio Ambiente. Inscrições vão até o dia 15 de fevereiro.

Por Thiago Cavalcante
Publicado: 13 de Dezembro de 2018 às 18:45
Última modificação: 18 de Fevereiro de 2019 às 11:34

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) lançou edital sobre o processo seletivo para o curso Técnico Integrado em Meio Ambiente do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) do Campus Cajazeiras.

Clique aqui e confira o edital.

De acordo com o edital, são oferecidas 40 vagas para o turno noturno, sendo duas reservadas para pessoas portadoras de necessidades especiais. As inscrições acontecerão em dois períodos, o primeiro que vai de 10 a 21 de dezembro de 2018 e o segundo no período de 21 de janeiro a 15 de fevereiro de 2019. As entrevistas acontecerão de As entrevistas serão realizadas no período de 18 a 22 de fevereiro de 2019 no IFPB – Campus Cajazeiras. E o resultado da seleção será divulgado no dia 15 de março de 2019.

Para se inscrever, o candidato deverá ter concluído ou estar cursando o 9º ano ou equivalente; ter idade mínima de 18 anos, completados até o dia da matrícula; e não possuir o Ensino Médio completo. A avaliação dos candidatos será feita com base em critérios preestabelecidos com base nas expectativas destes com relação ao curso e suas condições socioeconômicas e culturais.

Perfil do curso: Coleta, armazena e interpreta informações, dados e documentações ambientais. Elabora relatórios e estudos ambientais. Propõe medidas para a minimização dos impactos e recuperação de ambientes já degradados. Executa sistemas de gestão ambiental. Organiza programas de Educação ambiental com base no monitoramento, correção e prevenção das atividades autrópicas, conservação dos recursos naturais através de análises prevencionista. Organiza redução, reuso e reciclagem de resíduos e/ou recursos utilizados em processos. Identifica os padrões de produção e consumo de energia. Realiza levantamentos ambientais. Opera sistemas de tratamento de poluentes e resíduos sólidos. Relaciona os sistemas econômicos e suas interações com o meio ambiente. Realiza e coordena o sistema de coleta seletiva. Executa plano de ação e manejo de recursos naturais. Elabora relatório periódico das atividades e modificações dos aspectos e impactos ambientais de um processo, indicando as conseqüências de modificações.

*com informações do Campus