Serviços   O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
  • Você está aqui:
  • Início
  • Notícias
  • Profissionais de saúde divulgam cartilha sobre Covid-19

Notícia

Profissionais de saúde divulgam cartilha sobre Covid-19

Informações

Material informativo esclarece sobre sintomas, prevenção e tratamentos.

Por Thiago Cavalcante
Publicado: Jan. 8, 2021, 3:21 p.m.
Última modificação: Jan. 8, 2021, 3:21 p.m.

Uma equipe multidisciplinar formada por 27 profissionais da área de saúde de diversos campi do IFPB lançou a cartilha Covid-19. O material traz informações sobre os sintomas da doença, formas de transmissão e prevenção, tratamento e curiosidades. O objetivo é ajudar a comunidade a enfrentar esse tempo de pandemia da COVID-19, por meio de dois elementos: promoção de informação e sensibilização humana.

A comissão de elaboração do material foi formada por profissionais das áreas de enfermagem, nutrição, medicina e odontologia dos campi de Cajazeiras, João Pessoa, Campina Grande, Picuí, Guarabira, Princesa Isabel, Cabedelo, Itaporanga, Monteiro, Esperança, Santa Rita, Catolé do Rocha.

De acordo com a presidente da comissão de elaboração, Valdemônica Paulo Medeiros, a ideia surgiu no início da pandemia, a partir da suspensão das atividades acadêmicas e o crescente número de casos. “Queríamos uma ação na qual pudéssemos contribuir com o nosso conhecimento, mesmo estando em isolamento social”, destacou Valdemônica.

“A quantidade de Fake News espalhadas ou a falta de notícias para muitos e principalmente a forma correta de lidar com a doença para evita-la foi um dos fatores motivadores para o projeto”, lembrou a organizadora da cartilha. O material levou cerca de 3 a 4 meses para ficar pronto. “Foi um trabalho em conjunto. Deixei a critério de cada um falar dentro da sua área. E com os enfermeiros, técnicos e auxiliares dividi em temas básicos da área de saúde como, por exemplo, histórico da doença, promoção da saúde, prevenção, diagnóstico,  tratamento e curiosidades. Não nos aprofundamos, uma vez que ainda há muito o que desvendar sobre essa doença”, afirmou

O grupo pretende divulgar o material de forma online para toda a comunidade acadêmica.

Acesse aqui a cartilha.

 

*por Patrícia Nogueira

Registrado em: Saúde
Assunto: Informações