Serviços   O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia

Programa de Proficiência em lingua portuguesa para estrangeiros amplia sua atuação

Informações

Programa passa a ser ofertado pelo Campus Campina Grande e tem estudantes de vários países matriculados

Por Patricia Pinto
Publicado: 7 de Maio de 2025 às 11:02
Última modificação: 7 de Maio de 2025 às 11:02

O Campus Campina Grande é mais uma unidade do IFPB que se torna promotora da Língua Portuguesa e da cultura brasileira. O referido Campus está realizando o Curso de Formação Inicial e Continuada em Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para Estrangeiros - CLIPE - no âmbito do Programa Estudante-Convênio (PEC-PLE), organizado na instituição pela ARINTER-RE, sob a coordenação geral da professora Mônica Montenegro.

A aula inaugural da 1ª turma do Curso CLIPE, Campus Campina Grande, aconteceu, recentemente, com a disciplina "Patrimônio, Cultura e Sociedade: Visitas técnicas e culturais aos pontos turísticos da Cidade e entorno", ministrada pelo professor Wesley Nobrega Rodrigues do O, coordenador adjunto do curso.

Vale salientar que, em 2025, o IFPB recebeu 24 estudantes estrangeiros para o PEC PLE, sendo 16 para o Campus João Pessoa e 7 para o Campus Campina Grande. Todos com o propósito de realizar o Exame de Proficiência em Língua Portuguesa CELPE BRAS, promovido pelo INEP, previsto para ser realizado no mês de Outubro de 2025, como pré-requisito de ingresso, após a aprovação nos Cursos de Graduação das Instituições Federais.

O Curso CLIPE, no Campus Campina Grande, conta com 7 alunos já matriculados, originários do Timor Leste, Guiana, Quênia, Gana, Jamaica, Nigéria e Índia; estando estruturado na forma presencial, com duração de 10 meses, com uma carga total 400 horas.

Vale salientar que, de forma geral, a oferta do Curso de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para Estrangeiros (Básico - A1 e A2), visa preparar os estudantes estrangeiros para a proficiência em língua portuguesa (Celpe-Bras) a fim de ingressarem, quando aprovados, nos cursos de graduação. Em contrapartida, os acordos de cooperação e/ou memorandos de entendimento assinados entre os países, o MEC e MRE determinam a adoção pelo aluno do compromisso de regressar ao seu país e contribuir com a área na qual se graduou.

A coordenadora do curso CLIPE-Campus Campina Grande, professora Symone Nayara Calixto Bezerra Almeida, acrescenta que são especificidade do referido curso: habilitar para a capacidade de ler e compreender textos de gêneros e tópicos diversos em língua Portuguesa; usar adequadamente um dicionário e a relação entre as palavras; reconhecer e usar os elementos linguísticos e relevantes à organização textual; identificar em textos de língua portuguesa os elementos de estrutura da sentença e os grupos nominais e verbais, além de outras.

O trabalho desenvolvido no CLIPE conta com a parceria da Coordenação de Linguagens e códigos, sob a responsabilidade do professor Golbery Rodrigues; do Nai (Núcleo de Assuntos internacionais), coordenado por Nehemias Lourenço, além do Núcleo de Línguas, Cultura e Estudos Linguísticos, sob a coordenação de Germana Oliveira.

Registrado em: Língua Portuguesa
Assunto: Informações