Programa Jovem Aprendiz avança no IFPB

Por Ernani Brito
Publicado: 24 de Agosto de 2022 às 11:21
Última modificação: 25 de Agosto de 2022 às 08:44

O Instituto Federal da Paraíba–IFPB por meio da Coordenação de Estágio da Pró-Reitoria de Ensino concluiu todos os trâmites junto ao Ministério da Economia para que os estudantes da instituição possam participar das seleções do Programa Jovem Aprendiz nas empresas da Paraíba, que oferecem vagas de primeiro emprego com carteira assinada e benefícios garantidos por lei para jovens de até 24 anos.

Segundo Glauciene Santana, Coordenadora de Estágio da PRE, os contatos com empresas tem se intensificado, e esse trabalho de aproximação das empresas pelos campi com o Jovem Aprendiz gera uma nova perspectiva de contratação para estudantes. Até o momento, o IFPB firmou contrato de aprendizes nos campi Pedras de Fogo, Itabaiana, Cabedelo, João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita e Sousa.

Um dos convênios recentes foi com a Metalúrgica MGS e o campus Pedras de Fogo. A MGS é uma empresa consolidada no segmento de implementos rodoviários há mais de três décadas e que vem inovando em equipamentos e investindo em novas tecnologias.

O campus do IFPB em Pedras de Fogo vem incentivando os seus alunos a participarem dos programas de estágio, e principalmente do Programa Jovem Aprendiz, onde os mesmos tem o primeiro contato com o mundo do pleno emprego. Os discentes dos cursos Técnicos de Modelagem do Vestuário e de Informática já atuam em empresas da região e também na Prefeitura Municipal. De acordo com o diretor-geral do campus, Frederico Campos, a empregabilidade dos discentes que estão se capacitando no IFPB e trabalhando em empresas locais, é a fórmula perfeita para a diminuição de evasão escolar e contribui sobremaneira para a inserção do jovem no mercado de trabalho.

A Coordenação de Estágio e Relações Empresariais da PRE mantém atendimento aos campi, empresas e discentes por meio dos emails: aprendizif@ifpb.edu.br e   estagio.reitoria@ifpb.edu.br  ou pelo telefone: (83) 3612-9717.

*Ernani Baracho – Jornalista do IFPB