Serviços   O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia

Programa Jovem Aprendiz do IFPB amplia oportunidade de trabalho aos estudantes

Bolsas, Estágios, Empregos

Programa Jovem Aprendiz do IFPB amplia oportunidade de trabalho aos estudantes

Por Glauciene Santana
Publicado: 13 de Outubro de 2021 às 10:16
Última modificação: 13 de Outubro de 2021 às 10:16

Os estudantes do IFPB matriculados nos cursos Técnicos do IFPB poderão participar das seleções para o Programa Jovem Aprendiz nas empresas da Paraíba. A validação de todos os campi e cursos técnicos do IFPB junto ao Ministério da Economia foi concluída no mês de julho. O programa federal Jovem Aprendiz oferece vagas de primeiro emprego com carteira assinada e todos os benefícios garantidos por lei para jovens de até 24 anos.

Com a adesão ao programa, o IFPB já possuiu alguns estudantes empregados através do programa de aprendizagem nas empresas da Paraíba. “A ideia é que esse número aumente, na medida em que as empresas forem tomando conhecimento que estamos participando do programa”, disse a Coordenadora de Estágio da Reitoria, Glauciene Santana que complementa:  “Será mais uma oportunidade do nosso aluno colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula e ainda contribuir com a ampliação da renda familiar já tão comprometida com a pandemia”.

O programa é uma importante ferramenta de inserção de jovens no mercado de trabalho. Quem confirma isso é a egressa do curso técnico em informática do Campus Pedras de Fogo, Raquel Borges de Pontes, que foi a primeira estudante do IFPB a ser contratada por meio do programa. Hoje, após concluir o contrato como jovem aprendiz e concluir o curso, ela conquistou uma vaga efetiva na empresa. “O IFPB mudou minha vida. Não tenho como dizer a dimensão dessa oportunidade que o instituto me deu com o jovem aprendiz. Espero que esse programa cresça e dê oportunidade para outros jovens também”.

“O cadastro do IFPB junto ao programa começou em 2020, mas com a pandemia a conclusão veio ocorrer em 2021. Agora temos mais de 100 cursos cadastrados e todos os campi podem ter estudantes aptos a participar do programa nas empresas”, afirmou Glauciene.

Para participar do Programa, o estudante deve ficar atento as vagas que são disponibilizadas no sistema Suap. A partir daí deve preparar o currículo e encaminhar para as empresas. As Coordenações de Estágio dos Campi estão preparadas para auxiliar os discentes na produção do currículo e também para firmar convênio com as empresas visando encaminhar os melhores estudantes para atuar no Programa Jovem Aprendiz. “Nosso foco agora é divulgar o programa nas empresas para que tomem conhecimento que nossos alunos podem ser contratados. Também estamos elaborando uma cartilha com orientações para as empresas e estudantes sobre o programa”, disse a Coordenadora Glauciene.

Para contratar os estudantes do IFPB, as empresas que possuem cota de aprendizagem devem procurar o setor de estágio do IFPB e organizar a seleção com os estudantes. O IFPB oferece cursos técnicos de formação profissional em diversos eixos tecnológicos: ambiente e saúde, controle e processos industriais, gestão e negócios, informação e comunicação, infraestrutura, produção alimentícia, produção cultural e design, produção industrial, recursos naturais, segurança. São 21 campi espalhados por toda Paraíba.