Programação do 6º Enex está disponível e inscrição termina dia 20

Extensão, Pesquisa e Pós

Confira mais detalhes sobre o evento, especialmente, a abertura

Por Ernani Brito
Publicado: 17 de Setembro de 2021 às 20:11
Última modificação: 17 de Setembro de 2021 às 20:11

A programação completa do 6º Encontro de Extensão e Cultura do IFPB já está acessível no site https://www.even3.com.br/enexifpb/. O Enex 2021 organizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) do Instituto Federal da Paraíba começa na segunda-feira e vai até o dia 22 de setembro, de forma totalmente virtual e gratuita. A inscrição para os ouvintes, que garante direito à certificado, pode ser realizada até 20 de setembro. As inscrições para oficinas podem ser feitas até o início da atividade, mas são vagas limitadas.

O coordenador geral do Enex 2021, diretor de Cultura da Proexc, George Glauber Felix Severo, destaca que mais de 1100 pessoas já estão inscritas no Enex que reúne ainda 527 autores, com mais de 180 trabalhos. Mais de 50 parceiros sociais estão envolvidos no evento que conta com cerca de 200 participantes externos ao IFPB e ampla participação dos discentes, inclusive como tutores junto às comissões de organização.

O evento começa às 16h, com uma apresentação da cantora paraibana Nathalia Bellar, especialmente gravada para o Enex pela equipe da Coordenação de Produção Audiovisual do Campus João Pessoa do IFPB. Toda a programação de abertura será exibida pelo YouTube no canal da TV IFPB, neste link

Em seguida, serão realizadas as Aberturas da Feira de Economia Solidária e Criativa (Ecosolifpb), da II Mostra Tecnológica Social e da IV Mostra Artístico-Cultural (MAC), com a presença das organizadoras, Gracilene Marques, Mellyne Palmeira e da homenageada, Palmira Palhano. A Feira Ecosolifpb tem como convidada a Irmã Lourdes Dill, educadora popular com atuação no Cooperativismo, Economia Popular Solidária e Agricultura Familiar e Agente da Cáritas Brasileira - CNBB. A Mostra Tecnológica Social terá a presença do diretor de Inovação do IFPB, Daniel de Macedo Soares.

O Enex 2021 terá Lançamento de Livros em seu primeiro dia, das 18h10 às 18h50. As obras “2021: 10 anos de extensão de Rede Federal de Educação Profissional”, organizado por Régia Lúcia Lopes (IFRN) e Renato Tannure Almeida (IFES) e “Vozes da Maré”, organizado por Bruna Alice Taveira de Lima, docente do campus Cabedelo Centro do IFPB e Antônio Basílio Novaes Thomaz de Menezes (UFRN). Os quatro autores estarão participando de um bate-papo.

A solenidade oficial de abertura será a partir das 19h com presença do reitor do IFPB, Nicácio Lopes, e das pró-reitoras de Extensão e Cultura, Cleidenedia Morais, de Pesquisa Inovação e Pós-Graduação, Silvana Costa, e de Ensino, Mary Roberta Marinho, além do coordenador do Enex 2021, George Glauber.

A Conferência de abertura inicia às 19h30 e será sobre “Territórios criativos, territórios culturais: desafios da educação para o desenvolvimento sustentável”, sendo ministrada por Cláudia Leitão, que é doutora em Sociologia pela Sorbonne (Paris V). Ela foi Secretária de Economia Criativa do Ministério da Cultura e Secretária da Cultura do Ceará. Foi consultora em Economia Criativa da Organização Mundial do Comércio e da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento. É professora do Mestrado Profissional em Gestão de Negócios Turísticos da Universidade Estadual do Ceará.

Texto: Ana Carolina Abiahy - jornalista da DGCom IFPB / Arte: Luzivan Silva - programador visual da DGCom

Registrado em: Extensão
Assunto: Extensão, Pesquisa e Pós