Serviços   O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia

Projeto apresenta curso técnico em escolas municipais de Sousa

Campi

Estudantes assistiram a palestras e também conheceram experimentos sustentáveis.

Por Thiago Cavalcante
Publicado: Aug. 26, 2016, 2:12 p.m.
Última modificação: Aug. 26, 2016, 2:12 p.m.

Professores, técnicos administrativos e estudantes do Campus Sousa do IFPB começaram, nesta semana, a desenvolver o projeto “Meio Ambiente Itinerante” onde apresentam curso em escolas públicas. Eles visitaram a primeira escola municipal, de uma lista de quatro unidades, apresentando o Instituto e sua estrutura e o curso que dá nome ao projeto.

Uma comissão foi formada para elaborar a programação, de acordo com as peculiaridades de cada colégio escolhido. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Rômulo Pires, a ação aconteceu durante uma tarde inteira para alunos do quinto ao nono ano.

Os jovens foram apresentados ao Campus Sousa através de uma palestra ministrada pelo coordenador do curso técnico de Meio Ambiente. Ele citou que o Insituto oferece opções de cursos técnicos, superiores, Pronatec e nas modalidades Proeja e Ensino à Distância (EaD). São três prédios que compõem a estrutura física do Campus. Depois, o foco foi direcionado para o curso de Meio Ambiente. “Alunos se mostraram até empolgados de já estarem no IF no ano que vem. Foi bem gratificante essa resposta da garotada”, comemorou o coordenador.

Outros professores falaram de disciplinas específicas do curso e também da experiência profissional que construíram na área. Uma das docentes do curso tratou do trabalho que desenvolveu em grandes corporações – até multinacionais – enquanto responsável pelos programas de controle ambiental.

Estudantes do IFPB também foram convidados para expor projetos desenvolvidos no Campus, como os do fogão solar, tratamento de resíduos e uso responsável da água, por exemplo. A aluna Camila Jane foi uma das expositoras: “Está sendo uma oportunidade única, tanto de aprender quanto de transmitir o que a gente passou um ano estudando e pesquisando. É bastante produtivo”, resumiu a sensação.

Nos próximos encontros, também o setor de assistência estudantil conversará com os alunos das escolas municipais. “Nós vamos levar para os alunos que, dentro do IFPB, os estudantes têm assistência formada por um grupo de profissionais, como médico, nutricionista, psicóloga, enfermeira, pedagogas e assistentes sociais. Nós vamos identificar para eles que essa assistência estudantil é direito de todos os alunos que estão no IF”, explicou a assistente social do Campus. Ela disse que os auxílios estudantis em forma de bolsas também serão trabalhados.

Acompanhe através do Portal do Estudante: estudante.ifpb.edu.br o andamento das seleções estudantis no IFPB

Clébio Melo – jornalista do IFPB/Sousa

*com adaptações

Registrado em: Integrado Meio Ambiente Sousa
Assunto: Campi