Serviços   O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia

Projeto de Extensão do IFPB lança livro sobre feminismo

Extensão, Pesquisa e Pós

“É preciso desenhar: feminismo e outras vertentes” será lançado nesta quinta-feira (11).

Por Thiago Cavalcante
Publicado: Feb. 8, 2021, 11:46 a.m.
Última modificação: Feb. 8, 2021, 11:47 a.m.

Fruto de um projeto de extensão e cultura do Campus Patos, o livro “É preciso desenhar: feminismo e outras vertentes”, será lançado nesta quinta-feira (11), às 19h, no canal da Editora Inovar no YouTube. 

A iniciativa apresenta como proposta a discussão e a criação de textos criativos sobre o feminismo e outras vertentes em diversos campos sociais. O projeto foi financiado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC), por meio do Edital Nº 21/2020, de apoio a Grupos e Coletivos Culturais. 

“A finalidade do projeto foi fortalecer o coletivo “IFPB Em nome das Marias”, bem como abrir espaço para participantes de outros coletivos, como Olga Benário/PB e instituições como IFRO, UFCG, UFRN”, explica a coordenadora do projeto  Ana Luiza Felix.

O projeto também apresenta o viés inclusivo e o livro está disponibilizado em Libras no Canal do YouTube do Campus Patos e, em breve, terá uma cópia física em Braille no acervo da biblioteca do campus. “Sinto-me orgulhosa com a conclusão da terceira etapa do projeto de extensão, cujo início se deu em julho/2020 de forma voluntária para reunir discentes que quisessem conhecer mais sobre as vertentes. Tudo isso com a preocupação em tornar o conhecimento ativo em época de pandemia, incertezas e suspensão das aulas. Em seguida, houve um evento sobre feminismo (Edital n. 26/2019), que marcou a segunda etapa para apresentar a escrita criativa e outras discussões temáticas. A última etapa foi a elaboração dos textos, de forma voluntária e com temas escolhidos por cada uma das autoras”, conclui a coordenadora.

 O material ficará disponível para download gratuito no site da editora Inovar (Clique aqui).

Verônica Rufino - Comunicação PROEXC com informações do Campus Patos

 

 

 

 

 

 

Publicada Chamada Interna para registro de ações de Extensão e Cultura

Edital estabelece normas e os procedimentos para a apresentação e o registro, em fluxo contínuo, de ações

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) do IFPB publicou o Edital Nº 02/2021, que busca registrar, em fluxo contínuo, as ações de extensão e cultura que serão desenvolvidas no âmbito da instituição sem a necessidade da concessão de fomento. O edital contempla ainda ações que foram submetidas por servidores e/ou estudantes e aprovadas perante órgãos de fomento externo.

O período de submissão tem início nesta segunda-feira (01) e término no dia 31/12/2021. Para apresentação da proposta de ação, o(a) servidor(a) proponente deverá encaminhá-la pelo Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), através do site do IFPB (clique aqui), navegando pelo Módulo Extensão > Projetos > Submeter Projetos > Adicionar Projeto e acessando o campo específico da oferta referente à ação de Extensão e Cultura pretendida.

Clique aqui e acesse o Edital Nº02/2021.

Verônica Rufino - Comunicação PROEXC

 

 

 avalia ações de Extensão e Cultura em 2020

Balanço de atividades foi realizado durante última reunião do Comitê de Extensão do IFPB

“Um ano de grandes desafios que trouxe muita superação e o desenvolvimento de novas habilidades para os extensionistas do IFPB”. A avaliação da pró-reitora de Extensão e Cultura, Cleidenedia Oliveira, foi feita durante a 26ª Reunião Ordinária do Comitê de Extensão do Instituto, realizada no dia 21 de dezembro, que teve como tema principal a realização do balanço das ações de Extensão e Cultura do Instituto no ano de 2020.

“Apesar das restrições e desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus, a PROEXC evoluiu na realização de diversas atividades, contando com o empenho da equipe da pró-reitoria e o apoio dos coordenadores de Extensão nos campi e diretores-gerais ”, complementou Cleidenedia.

“Nosso maior questionamento diante do contexto pandêmico era de como realizar extensão de forma remota, já que temos como característica intrínseca a interação dialógica com nossos estudantes e nossa comunidade. Isso nos deixou inquietos, mas ao mesmo tempo, nos motivou superar esse desafio”. Afirmou a diretora de Extensão Popular e Rural, Josi Batista, destacando algumas ações realizadas como a aprovação da minuta da Política de Extensão e Cultura, que norteará as atividades da área na instituição; a aprovação das propostas dos campi Pedras de Fogo, Cabedelo e João Pessoa no edital nacional de Iniciação Tecnológica com foco na Economia 4.0; assim como a parceria da FUNDAC no Programa de Educação Digital (PED); a instituição do Projeto-piloto Qualifica Mulher, em parceria com a Secretaria Nacional Políticas para Mulheres; e a aprovação de dois projetos do Campus Sousa no Programa de Residência Profissional Agrícola.

O Programa Novos Caminhos realizado em parceria com a Pró-Reitoria de Ensino também foi mencionado. Cerca de 12.000 estudantes foram capacitados nos cursos de Formação Inicial e Continuada - FIC, na modalidade a distância. Também foram realizadas capacitações com os coordenadores de Extensão dos campi através das Oficinas Dialogadas, onde foram debatidos 08 temas de relevância na área, totalizando mais de 20 horas de capacitação.

Dentre os editais publicados, destaque para a Chamada Nº01/2020, publicada em abril, que prospectou 22 propostas de extensão e cultura que visam o enfrentamento e minimização dos impactos da pandemia do novo coronavírus; e para os editais dos Programas Institucionais de Bolsas de Extensão e Cultura (PROBEXC Projeto), de Apoio a Eventos de Extensão e Cultura (PROEVEXC) e de Apoio Institucional à Prestação de Serviços.

Na área da Cultura, foram destaques: o registro de grupos artísticos e coletivos culturais no SUAP, a publicação do edital Pró-Culturas 2020, além da realização do 2º Concurso Literário do IFPB, que contou com 72 textos selecionados para publicação da I Coletânea de Poesia, Cordel, Contos e Crônicas do Instituto, e o Prêmio IFPB de Artes Visuais que está em andamento. Também foi criado o Fórum Permanente de Cultura, garantindo a participação cidadã da comunidade na gestão cultural da PROEXC/DCULT. O diretor George Glauber enfatiza o aumento no número de ações da área, em relação ao ano passado. “Em 2019, tivemos 29 ações e este ano foram 31 ações realizadas - o que mostra que a gente buscou se reinventar, superar as dificuldades e experimentar novas formas de realizar ações culturais. Mesmo diante das dificuldades, nós, como instituição, decidimos não parar, mas ter uma presença mais ativa, mais significativa, para com os estudantes, servidores e parceiros sociais”.

Mesmo durante a pandemia, a PROEXC realizou, no ano de 2020, eventos que mobilizaram toda a comunidade acadêmica como a Maratona de Empreendedorismo e Inovação; o projeto Quintas da Extensão, onde semanalmente são debatidos temas e apresentadas ações da área; o II Seminário sobre Curricularização da Extensão no IFPB; a Webinar sobre Empreendedorismo e Transformação Social através do Movimento Empresa Júnior e o Encontro de Empresas Juniores, evento pioneiro na instituição.

Devido às ações voltadas ao empreendedorismo, o IFPB recebeu, da Federação Paraibana de Empresas Juniores (PB Junior), o título de “IES Jr”, que dado às instituições que possuem mais de 25% do total dos cursos superiores com empresa júnior. “Essa indicação representou a consolidação de um trabalho contínuo voltado ao cumprimento da nossa política de extensão, especialmente na área de empreendedorismo", frisa a diretora de Extensão Tecnológica, Yana Dantas.

Os coordenadores de Extensão e Cultura dos campi também avaliam como positivas as ações realizadas na área em 2020. Para Adjane Pontes, do Campus Guarabira, “este foi um ano muito proveitoso na Extensão, com a realização de eventos e atividades que mobilizaram todo o instituto”. Michelle Leite, do Campus Soledade, agradeceu o apoio da equipe. “Chegamos ao final de 2020 com o sentimento de dever cumprido graças à disponibilidade, o empenho e a dedicação de todos os colegas”.

*por Verônica Rufino - Comunicação PROEXC

Registrado em: Extensão
Assunto: Extensão, Pesquisa e Pós