Serviços   O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
  • Você está aqui:
  • Início
  • Notícias
  • Projeto de Extensão visita Comunidades Quilombolas

Notícia

Projeto de Extensão visita Comunidades Quilombolas

Extensão, Pesquisa e Pós

As visitas ocorreram nas Comunidades Quilombolas Cruz da Menina, Mundo Novo, e por fim na Comunidade Caiana dos Crioulos, na cidade de Alagoa Grande.

Por Thiago Cavalcante
Publicado: 4 de Dezembro de 2018 às 15:06
Última modificação: 4 de Dezembro de 2018 às 15:06

O Projeto "Cultura, sons, ritmos e valorização: a música no cotidiano das comunidades quilombolas do Brejo Paraibano", do Edital 001/2018 PROBEXC PROJETO, coordenado pela Professora de Arte Libna Naftali visitou entre os dias 23 e 25 de novembro as Comunidades Quilombolas localizadas no Brejo Paraibano.

O projeto visou integrar jovens estudantes do IFPB campus Guarabira com jovens de comunidades quilombolas por meio da música. As atividades são realizadas por meio de apresentações musicais, com um repertório voltado a músicas populares brasileiras, de composições que retrata e fala da cultura negra, despertando assim, a sensibilidade destes jovens para a valorização da cultural afro-brasileira e proporcionando uma troca de experiência artística-cultural e vivências no cotidiano da cultura quilombola.

As visitas ocorreram nas Comunidades Quilombolas Cruz da Menina, município de Dona Inês, Associação Quilombola Mundo Novo, na cidade de Areia, e por fim na Comunidade Caiana dos Crioulos, na cidade de Alagoa Grande.

No Estado da Paraíba existem 39 (trinta e nove) comunidades quilombolas, divididas entre 25 municípios. No final de 2011, estimava-se que existiam 2.400 famílias vivendo em territórios quilombolas em todo o Estado.

*com informações do Campus