Proposta de calendários acadêmicos para 2017 são apresentadas

Campi

Reuniões em Cajazeiras e Sousa discutem propostas.

Publicado: 21 de Março de 2017 às 14:17
Última modificação: 21 de Março de 2017 às 14:17

Campus Cajazeiras:

Representantes dos estudantes, direção, coordenações e sindicato, reuniram-se para discutir o calendário acadêmico 2017, pós-greve, e alterações no horário de aulas do Campus Cajazeiras. A reunião aconteceu no auditório e na oportunidade a comunidade aprovou modificações que serão agora apreciadas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE.

Entre as principais mudanças discutidas e acatadas durante o encontro estão a ampliação na quantidade de aulas para os cursos diurnos e o aumento na duração das aulas dos cursos noturnos. Caso as mudanças sejam aprovadas pelo CEPE, os turnos manhã e tarde, que possuem cinco aulas de 50 minutos cada, passarão a ter seis aulas de 45 minutos, já o turno da noite terá a duração da aula aumentada de 50 para 55 minutos.

Para os Cursos Técnicos Integrados também serão inseridos no calendário dez sábados letivos. As alterações farão com que a quantidade de dias letivos e de horas/aula, definidas pela LDB, possam ser cumpridas em menor tempo do que atualmente (duas semanas a menos por semestre) . De acordo com o Diretor de Desenvolvimento de Ensino do Campus Cajazeiras, professor Gastão Coelho de Aquino Filho, a discussão com a comunidade foi bastante salutar no sentido de aproximar o calendário acadêmico do calendário civil e também de diminuir a quantidade de dias com aulas no turno oposto para os cursos integrados.

Caso o calendário proposto seja aprovado pelo CEPE, o ano letivo de 2017 do Campus Cajazeiras será iniciado no dia 22 de maio. A semana que antecede o início das aulas (de 15 a 19 de maio) será reservada para recepção e nivelamento dos novos alunos.

Em relação aos horários de aulas, a comissão responsável pela elaboração, formada por todos os coordenadores de curso, deve concluir os trabalhos até o próximo mês.

Campus Sousa:

Em 2017, o IFPB - Campus Sousa deverá funcionar regido por três calendários acadêmicos distintos. As propostas para o ano letivo foram apresentadas numa reunião que aconteceu nesta quinta-feira (09), no auditório da unidade São Gonçalo. Todos os professores foram convidados pela Diretoria de Desenvolvimento do Ensino para esclarecer dúvidas e apontar sugestões.

Para as turmas ingressantes dos cursos técnicos integrados e Proeja, as aulas deverão começar no próximo dia 27 de março. Já para os veteranos dos cursos técnicos (integrados e subsequentes) e superiores e para as novas turmas subsequentes, a data proposta para o início do novo período letivo é 15 de maio. Segundo Joserlan Moreira, diretor de Ensino do Campus, a medida será necessária para que um calendário unificado possa ser construído para 2018. "Nós tínhamos a necessidade de refazer um calendário pós greve e pensar num calendário para 2017", explicou.

Alguns sábados letivos constam nas propostas de calendários que serão submetidas, inicialmente, ao Conselho Diretor do Campus. As datas, se aprovadas, valerão apenas para as turmas veteranas. Em janeiro, o setor de Serviço Social visitou cidades da região e protocolou, nas prefeituras, documentos informando previamente as datas para que os estudantes possam contar com transporte regular fornecido pelo Poder Público.

Durante a reunião, os professores receberam formulários que serão usados para a elaboração dos horários das aulas. Quem não estava presente, recebeu o mesmo documento por e-mail, com um prazo para a entrega à DDE.

A comunidade acadêmica do Campus Sousa só terá acesso aos calendários após aprovação pelo Conselho Diretor. A reunião para a análise das propostas deverá acontecer na próxima semana.

Lidiane Maria e Clébio Melo - jornalistas do IFPB

Registrado em: Cajazeiras Sousa