Reitoria Itinerante conclui 3ª rota no sertão do Estado

Campi

Programa se consolida cada vez mais como ferramenta de democratização.

Publicado: 20 de Setembro de 2019 às 16:05
Última modificação: 20 de Setembro de 2019 às 16:05

Após cumprir a sua 3ª rota compreendendo as cidades de Patos, Santa Luzia e Soledade, no sertão da Paraíba, a equipe da Reitoria Itinerante retorna a capital nesta quinta-feira (19). Os dois dias de viagem colocaram a reitoria em contato direto com servidores e estudantes podendo conhecer de perto suas dificuldades e expectativas. Foi possível também acompanhar o que foi cumprido a partir de demandas das visitas anteriores.

A rota teve início na quarta-feira (18) no Campus Patos. O reitor Nicácio Lopes, acompanhado pelos pró-reitores e diretores sistêmicos, visitou as instalações do campus, cumprimentou alunos e servidores e em seguida se dirigiu ao auditório para se reunir no turno da manhã com os alunos.

Para o estudante do curso de Engenharia Civil, João Paulo, que participa pela primeira vez da reitoria itinerante, a expectativa dessa visita é a de promover melhorias para o curso recém criado: “Espero que consiga fortalecer o máximo possível as ações voltadas para o campus, bem como para os discentes”.  Já Alana do curso integrado em segurança no trabalho afirmou que a reunião é um momento bom para a instituição e importante para rever pontos discutidos na ultima edição.

Os servidores do Campus Patos se reuniram no turno da tarde com o reitor. O coordenador de extesao, professor  Leonardo, fez uma avaliação positiva da reitoria itinerante e afirmou que é uma forma de tentar sanar e esclarecer duvidas quanto a real situação da instituição. Já a Coordenadora do curso de Engenharia Civil, professora Graciele, disse que a reitoria itinerante é um ato importante que os servidores têm para melhorar o elo com a reitoria.

Ainda na quarta-feira, a equipe seguiu viagem para Santa Luzia onde participou das comemorações dos dois anos do Campus, momento em que o reitor Nicácio e o prefeito Zezé renovaram o termo de cooperação. O evento contou também com apresentações culturais. No dia seguinte (quinta-feira, 19) aconteceram as audiências com a comunidade. O Diretor Administrativo, Filipe Batista, externou a satisfaçao de receber a equipe da reitoria no Campus: “Chegaram num momento oportuno de muita festa e celebração”, afirmou. A professora Livia Silva, participou pela primeira vez do programa e ressaltou que a aproximação com a comunidade é de suma importância para agregar conhecimento e educação de qualidade para os alunos.

No turno da tarde, foi a vez do Campus Soledade receber a Reitoria Itinerante. A Professora Isabelle afirmou que o evento é muito relevante sobretudo para a comunidade de campi pequenos. “Estamos aqui para compartilhar o que já conquistamos e também nossas necessidades. Senão nos dermos as mãos, a coisa não acontece do jeito que tem que acontecer. Agradeço ao reitor a iniciativa e compartilho meu saudoso carinho com esse evento. É bom ser ouvido, é bom ser escutado”, destacou a docente.

O Reitor Nicácio Lopes declarou estar muito feliz com o que observou nesses dias de viagem. “Nós tivemos a confirmação daquilo que sempre colocamos: uma participação efetiva da comunidade, uma demonstração de comprometimento e identificação por parte dos alunos e servidores”, afirmou. Nicácio ressaltou ainda que a rota veio reforçar a constatação de que a reitoria itinerante se consolidou como uma ferramenta de planejamento e diagnóstico das ações, intervenções e políticas públicas e ainda um momento de integração, interatividade e aproximação com a comunidade.

Acesse aqui o album de fotos da visita ao Campus Patos.

Acesse aqui o album de fotos da visita ao Campus Santa Luzia.

Acesse aqui o album de fotos da visita ao Campus Soledade.

por Patrícia Nogueira

Registrado em: IFPB Patos Santa Luzia Soledade