Serviços   O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia

Representantes dos campi do IFPB terão capacitação sobre combate ao assédio

Informações

Representantes dos campi do IFPB terão capacitação sobre combate ao assédio

Por Ernani Brito
Publicado: 23 de Maio de 2023 às 12:42
Última modificação: 23 de Maio de 2023 às 12:42

O fomento cada vez maior de ações que fortaleçam e disseminem o amor, a paz e o respeito entre as pessoas tem sido fundamental para trazer mais segurança no ambiente escolar, que tem vivenciado nos últimos anos, desafios sobre as relações interpessoais. Neste sentido, a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis/PRAE do Instituto Federal da Paraíba -IFPB por meio da Rede de Combate ao Assédio – RCA promoverá entre os dias 01 e 02 de junho, no auditório da PRAE, uma capacitação para membros dos Núcleos de Combate ao Assédio (NUCAs) de todos os campi do IFPB. Toda a programação pode ser acessada Aqui. 

“Vamos trabalhar uma cultura de paz para evitar que aconteça violências de assédio em nossa instituição. Queremos um trabalho preventivo, naõ só de correr atrás depois que o assédio esteja instalado”, explica a Pró-reitora de Assuntos Estudantis, Rivânia de Sousa Silva. 

A Rede de Combate ao Assédio (RCA) é órgão vinculado à Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e tem como objetivo fomentar ações preventivas, educativas e de enfrentamento ao preconceito, práticas discriminatórias, situações de constrangimento e aos assédios moral e sexual envolvendo a comunidade discente do IFPB. É formada por Núcleos de Combate ao Assédio (NUCA) em todos os campi do IFPB e por uma Comissão Central de Combate ao Assédio (CCCA) . A previsão é que participem cerca de 50 representantes. 

O NUCA é composto por docentes, técnicos administrativos e discentes, com, no mínimo um e no máximo três integrantes de cada segmento, assegurando um suplente para cada segmento. A composição da Comissão Central de Combate ao Assédio (CCCA) tem em sua estrutura sete membros: 01 presidente, 02 representantes de cada segmento (discente, docente e técnico-administrativo) escolhidos em reunião da RCA convocada para esta finalidade.

A abertura do evento terá como convidado palestrante, o doutor honoris causa da UFPB e coordenador estadual do Movimento pela Paz e Não-Violência (Movpaz), Almir Laureano, que falará sobre Formação: Cultura da Paz.

 

Serviços:

Capacitação dos núcleos de combate ao assédio

Dias : 01 e 02 de junho

Hora : 09H

Local : Auditório da PRAE - Sede das Trincheiras

 

 *Ernani Baracho -Jornalista do IFPB – Arte Luzivan Silva

Registrado em: PRAE
Assunto: Informações