Santa Rita desenvolve projeto de Horta Escolar

Extensão, Pesquisa e Pós

Iniciativa incentiva a interdisciplinaridade e já tem parceria com a Prefeitura

Publicado: 7 de Março de 2018 às 14:56
Última modificação: 7 de Março de 2018 às 14:56

O IFPB Campus Santa Rita está desenvolvendo o projeto "Horta Escolar: Semeando Educação", com o objetivo de criar uma horta comunitária no ambiente escolar do Instituto, proporcionando oportunidades de dinâmicas de grupo, interdisciplinaridade acadêmica e o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis.

O projeto é de base agroecológica, ou seja, uma agricultura sustentável, sem uso de produtos tóxicos e com a preocupação de preservar o meio ambiente e a saúde dos produtores e consumidores.

O projeto da Horta Mandala foi idealizado pelo servidor do IFPB Campus Santa Rita André Luiz e contou com a construção de um planejamento coletivo integrado entre docentes, discentes e colaboradores, na perspectiva da implantação da Horta, verificando as possibilidades de aproveitamento didático-pedagógico em cada disciplina nas diversas etapas do processo de dimensionamento, construção, preparação do solo, irrigação e colheita.

A oficina e as atividades formativas para implantação da Horta Mandala, ocorreram em um sábado letivo, com a participação e integração das turmas dos cursos técnico integrado em Meio Ambiente e Informática.

No decorrer do projeto houve uma rotatividade de disciplinas e colaboradores, que utilizaram a Horta Mandala como tema norteador de suas respectivas atividades de ensino/aprendizagem, a exemplo do manejo e conservação da Horta e do preparo adequado do solo.

Todas as sementes foram plantadas em bandejas e posteriormente transplantadas para a Horta Mandala. Além da irrigação convencional com aspersores, foram realizadas aplicações localizadas de defensivos naturais e insumos orgânicos.

Após 45 dias, o IFPB Campus Santa Rita obteve sua primeira produção orgânica, foram colhidas três variações de alface, coentro e posteriormente tomates tipo cereja.

Diante da experiência exitosa, a coordenação de Extensão e Cultura do Campus Santa Rita firmou uma parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento para disseminação deste modelo de projeto.

Na tarde terça-feira, 27 de fevereiro, representantes do IFPB Campus Santa Rita apresentaram uma proposta de implantação de Hortas nas Escolas, aos gestores da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento da cidade.

Segundo Gelda Karla, Diretora de Desenvolvimento do Ensino no Campus Santa Rita, a proposta do Projeto de Hortas nas escolas propicia uma relação concreta entre as disciplinas, além de minimizar a fragmentação do ensino, pois o projeto é capaz de integrar conhecimento com a realidade do aluno. A gestora afirma que a construção de uma Horta é uma prática educacional inovadora, pois integra saberes e amplia a visão de sala de aula ao criar espaços alternativos de aprendizagem.

“Vislumbrar a equação do desenvolvimento produtivo e o desenvolvimento humano em nossa região, é uma das missões institucionais do IFPB, direcionar nossos projetos e ações para fora dos nossos muros, com parcerias firmes, sempre atreladas a uma base agroecológica, acarreta benefícios incalculáveis ao arranjo produtivo local, desta forma, a proposta de implantação de Hortas nas escolas do município irá catalisar avanços na organização do espaço e na qualificação das relações pessoais e coletivas com o meio ambiente, assim como, na aprendizagem dos conteúdos curriculares relacionados a vivência e a interação prática no ambiente da Horta Mandala ”, explicou André Luiz, atual coordenador de Extensão e Cultura no Campus Santa Rita.

Para o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Sildo Morais, além de fortalecer o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), fornecendo uma parcela da merenda, o Projeto Hortas nas Escolas no município de Santa Rita irá formar cidadãos conscientes, responsáveis e atuantes na comunidade em que vivem e ao mesmo tempo difundindo, incentivando o trabalho voluntário, contribuindo para o fortalecimento das atividades de cooperação na Escola Pública Brasileira.

Registrado em: Santa Rita
Assunto: Extensão, Pesquisa e Pós