Semana Pré-Enem

Campi

Simulados e aulas com o conteúdo exigido pelo Exame acontecem em Monteiro e Sousa.

Publicado: 3 de Novembro de 2016 às 19:16
Última modificação: 4 de Novembro de 2016 às 08:00

Campus Monteiro

Pró-Enem encerra as atividades deste ano com simulado.

Às vésperas do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, os alunos do 3º ano dos Cursos Técnicos Integrados têm suas aulas regulares substituídas por uma semana de aulões de revisão. Na oportunidade os alunos poderão reforçar os conteúdos nas quatro áreas de conhecimento que compõem o Enem, além de terem um momento com o psicólogo Alex Ribeiro.

Segundo o professor de Química, Inakã Barreto, para quem se preparou ao longo do ano um momento como esse é fundamental “No aulão é possível reforçar os temas mais recorrentes nas provas do Enem e, principalmente, conversar com os alunos para ajudá-los a controlar a ansiedade  que permeia essa reta final”, relatou.

A semana pré-Enem também vem sendo bem recebida pelos alunos. Para Lucas Lira, aluno do Curso Técnico Integrado em Instrumento Musical, “os aulões vêm com uma proposta diferente, direcionando cada vez mais o estudante para o exame, de maneira extrovertida, porém, sem perder o foco”.

Ao todo, serão 16 horas de muito conteúdo e dicas que, certamente, ajudarão os candidatos a obterem uma boa pontuação nas provas dos dias 05 e 06 de novembro e garantirem, consequentemente, o acesso ao ensino superior.

Campus Sousa

Aulões com o conteúdo exigido pelo Exame aconteceram na unidade São Gonçalo.

Com a realização de dois simulados, o IFPB - Campus Sousa encerrou, nesta semana, as atividades do Pró-Enem 2016, projeto criado para reforçar os conteúdos do Exame Nacional do Ensino Médio com os alunos candidatos. Os aulões foram iniciados em agosto e ministrados geralmente no turno da tarde na unidade São Gonçalo. Os estudantes que compareceram aos últimos dias das aulas extras também participaram de um concurso de redação.

Na reta final, a equipe multidisciplinar do Campus deu orientações sobre como se preparar para os dois dias de provas. As dicas incluíram documentação necessária, horários dos testes, material permitido nas salas e como as questões do Enem são elaboradas. "Foi um trabalho gratificante. Esperamos ver o resultado no índice de aprovação dos nossos alunos", disse a coordenadora pedagógica Francinaide Souto. Em 2015, a taxa de aprovação do Campus superou os 80%, segundo o Ministério da Educação.

Os estudantes que ocuparam a unidade Sede na semana passada para debater projetos sobre a educação pública decidiram sair espontaneamente do prédio, permitindo que o Enem seja aplicado normalmente, conforme o programação nacional.

Enem 2016 - Nos dois dias de exame – 5 e 6 de novembro –, os portões nos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). As provas terão início às 13h30. O tempo extra de meia hora será dedicado a procedimentos de segurança, como revista eletrônica, e para permitir a todos os presentes entrar em sala e guardar os pertences.

O período total de duração das provas permanece em quatro horas e meia no primeiro dia (sábado) e cinco horas e meia no segundo dia (domingo).

Quem ainda não consultou o cartão de confirmação ainda tem tempo de conferir os dados na página do participante ou no aplicativo Enem 2016. O candidato não precisa levar o cartão nos dias de provas, mas deve verificá-lo, pois ele contém informações importantes, como o número de inscrição, data, horário e local do exame, opção de língua estrangeira, necessidade de atendimento especializado ou específico (quando houver) e indicação do pedido de certificação do ensino médio, se for o caso.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação, tem enviado mensagens eletrônicas regularmente a quem ainda não buscou o acesso ao cartão.

Acompanhe através do Portal do Estudante: estudante.ifpb.edu.br o andamento das seleções estudantis no IFPB.

*Clébio Melo - jornalista do IFPB/Sousa, com informações do MEC

*Anselmo Almeida - CCI/Monteiro