Serviços   O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
  • Você está aqui:
  • Início
  • Notícias
  • Soledade: Seminário Regional discute projeto de implantação do campus

Notícia

Soledade: Seminário Regional discute projeto de implantação do campus

Campi

Seminário Regional de Desenvolvimento do Cariri Paraibano. Evento promovido pelo IFPB - Campus Soledade.

Por Thiago Cavalcante
Publicado: Aug. 2, 2016, 7:35 p.m.
Última modificação: Aug. 2, 2016, 7:41 p.m.

Ocorreu nessa terça-feira (02) o Seminário Regional de Desenvolvimento do Cariri Paraibano: Potenciais e Perspectivas. O evento foi na Câmara dos Vereadores, com a presença do prefeito José Bento, a pró-reitora de extensão Vânia Medeiros, o professor Frederico Campos, do campus Picuí, o professor José Herculano, do campus Monteiro e o diretor do campus Soledade, Adriano Melo como mediador do Seminário.

Foi discutida a viabilidade do projeto de implantação da Instituição na cidade de Soledade, entrou em pauta questões de agroecologia, convivência com o semiárido, escassez da água, manejo da terra, interação com o homem do campo.

O professor Frederico fez uma exposição do Núcleo de Agroecologia no campus Picuí, o potencial da região e a política de manutenção e a sustentabilidade no Cariri Oriental Paraibano.

Enquanto o professor Herculano focou o processo de implantação do campus Monteiro, a diversidade de projetos que hoje se consolida na região. Falou também dos cursos que tem o campus, os programas implantados através dos parceiros, como por exemplo, a SUDENE, que patrocinou em 2014, o projeto Mulheres na Construção: Qualificação Profissional para a Construção Civil. E hoje se discute um projeto de Energia Renovável para o Semiárido através desse mesmo parceiro para todo o Cariri e Sertão Paraibano, onde agrega outras parcerias na sociedade civil, como o CERSA – Comité de Energia Renovável do Semiárido.

Foi lembrando que o campus Monteiro aprovou o Núcleo de Agroecologia do Cariri Ocidental no CNPq em parceria com a CDSA/UFCG – Sumé. A Pró-Reitora de Extensão, Vânia Medeiros, falou das políticas de extensão no IFPB, a importância da comunidade se apoderarem da ideia de implantação do Instituto Federal na cidade de Soledade.

Estiveram presentes os representantes dos seguintes segmentos: PATAC, UFCG/NEDET, Prefeitura Municipal de Soledade, SEBRAE, ADASA, Secretaria de Educação de Soledade, STR de Soledade, ACPAC, CDRSS e CMDCA. 

Registrado em: Soledade
Assunto: Campi