Notícia
Sousa oferece vagas em curso de Língua Brasileira de Sinais
Campi
Última modificação: 2 de Setembro de 2016 às 15:05
Está aberto de período de inscrições para o curso de Libras (Módulo II), oferecido num projeto de extensão do Campus Sousa do IFPB. São 25 vagas à disposição da comunidade que já possua certificado em Língua Brasileira de Sinais. As inscrições vão até o dia 16 de setembro, no Centro Vocacional Tecnológico - CVT.
Os interessados devem apresentar apenas a cópia de certificado ou declaração de conclusão em curso de Libras. Para os selecionados, as aulas serão ministradas às terças-feiras à noite. O projeto do curso básico é da professora Marcley Marques.
Libras — A língua brasileira de sinais foi instituída pela Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, e reconhecida como sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, para a transmissão de ideias e fatos. É a língua natural usada pelas comunidades surdas brasileiras. Estudos sobre a libras foram iniciados no Brasil em 1981.
Libras e português carregam estruturas diferenciadas. Documento publicado pelo Programa Nacional de Apoio à Educação de Surdos do Ministério da Educação, em 2004, sobre a língua brasileira de sinais e a língua portuguesa, evidencia que, como em qualquer língua falada, “a fonologia é organizada baseada em um número restringido de sons que podem ser combinados em sucessões para formar uma unidade maior, ou seja, a palavra. Nas línguas de sinais, as configurações de mãos, juntamente com as localizações em que os sinais são produzidos, os movimentos e as direções, são as unidades menores que formam as palavras”.
Serviço — A unidade CVT fica localizada na Rua Francisco Vieira da Costa, S/N, Bairro Raquel Gadelha (próximo à rodoviária). Telefone: (83) 3521-2078.
Clébio Melo - jornalista do IFPB/Sousa, com informações do MEC