Serviços   O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia

Tecnologia Social ajudará pequenos produtores rurais no Sertão Paraibano

Extensão, Pesquisa e Pós

Sistema de automação contribuirá com uma boa economia na hora da irrigação na Comunidade de Araras - Tavares/PB.

Por Thiago Cavalcante
Publicado: 7 de Março de 2018 às 14:57
Última modificação: 7 de Março de 2018 às 14:58

Em Parceria com a EMATER/PB, os professores Carlos Sobrinho, Karoline Campos e Vinícius Campos visitaram a propriedade do Sr. Luis na manhã do dia 28/02, localizada na comunidade Araras em Tavares-PB, a proposta é entender os anseios da comunidade e propor alternativas sustentáveis através de tecnologias sociais que contribuam com o desenvolvimento da região, aumento da qualidade de vida dos moradores e a maior participação do IFPB (alunos e servidores) na elaboração de estratégias, ações e mecanismos para minimizar os desafios sociais.  

Na oportunidade foi diagnóstica a problemática envolvendo a  Irrigação de Plantio, sendo proposto pelos professores à implantação de um sistema automatizado para o acionamento e desligamento no momento da Irrigação, o que evitará sobrecarga de trabalho do agricultor e o desperdício de água em uma região tão carente desse recurso.

A tecnologia proposta pelos professores do campus, de acordo com o Sr. Luis: "É uma alternativa que melhorará o seu dia a dia na plantação e na colheita, e poderá ajudar outros pequenos produtores rurais na região da Serra do Teixeira - PB"