Serviços   O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia

Toma posse a nova pró-reitora de Extensão e Cultura do IFPB

Informações

A professora Tânia Andrade assume a Proexc em clima de emoção e esperança no futuro.

Por Thiago Cavalcante
Publicado: 5 de Janeiro de 2018 às 17:34
Última modificação: 5 de Janeiro de 2018 às 17:34

Em clima de emoção e esperança no futuro, a professora do Campus João Pessoa, Tânia Maria de Andrade, tomou posse, na manhã desta quarta-feira (27), da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura do IFPB (Proexc). A solenidade de posse da nova Pró-reitora aconteceu no auditório do Edifício Coriolano de Medeiros, sede da Reitoria, e foi presidida pelo reitor Nicácio Lopes, ladeado pelo Diretor Geral do Campus João Pessoa, Neilor César dos Santos.

O reitor Nicácio Lopes abriu a solenidade agradecendo a presença de todos e, dirigindo-se aos servidores da Proexc,  externou o seu reconhecimento pelo trabalho realizado pela equipe. "Vocês têm feito um trabalho notável, perceptível em toda nossa instituição", disse. Nicácio destacou o papel da Proexc, enfatizando o seu compromisso social. "O IFPB se rende na busca pelo resgate da cidadania dos grupos sociais, compromisso este, inerente ao seu DNA. A Proexc tem justamente esse propósito, de resgatar essa cidadania", disse o reitor.

“A partir de agora teremos um divisor de águas, uma nova gestão que estará corporificada numa pessoa que consideramos emblemática no seu perfil de extensionista, de ativista de direitos humanos e defensora intransigente das camadas periféricas, que tem uma densidade teórica e uma robusta produção intelectual como educadora, como promotora do bem-estar social, através de sua atuação revolucionária, uma educadora humanista. Uma pessoa que tem um admirável trabalho no Campus João Pessoa e tem se destacado como liderança e dialogado com quem ela convive. É com extremo orgulho que a nossa Proexc a partir de agora será conduzida pela professora Tânia Maria Andrade”, apresentou o Reitor Nicácio Lopes. O reitor agradeceu ao diretor Neilor, por sacrificar a sua equipe no Campus João Pessoa, tendo uma visão sistêmica, para que a professora Tânia Andrade pudesse estar à frente da Proexc.

Em seu discurso de posse, a Pró-reitora Tânia Andrade agradeceu ao Reitor Nicácio Lopes e ao Diretor Neilor Cesar por este momento de sua trajetória e propôs a efetivação de uma gestão compartilhada. "Efetivar uma gestão compartilhada é o nosso grande desafio, diante de uma sociedade individualista. O IFPB tem uma missão muito nobre, que, aliada a uma visão humanitária, se ancora em valores, dos quais, destaco o fomento do desenvolvimento humano, buscando sua integração à sociedade por meio do exercício da cidadania, promovendo o seu bem-estar social. Sinto-me muito orgulhosa em fazer parte dessa instituição que pensa no ser humano", frisou.

O diretor Neilor César destacou a atuação da professora Tânia Andrade à frente da coordenação de Pesquisa e Extensão da unidade. "Foram três anos e meio coordenando ações referentes à extensão e à pesquisa, inovação e pós-graduação, num contexto de nova configuração de políticas voltadas a uma gestão compartilhada, beneficiando não só a comunidade interna, mas a comunidade externa e os movimentos sociais. Minha avaliação é bastante positiva e creio que a professora Tânia Andrade desenvolverá um excelente trabalho à frente da Proexc", ponderou Neilor.

Participaram ainda da solenidade o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Manoel Macedo; diretores-gerais dos campi, diretores sistêmicos, coordenadores de extensão, servidores e representantes das comunidades indígenas, quilombolas e outras atendidas pelo Instituto Federal de Educação, através de ações de extensão.

PERFIL – A professora Tânia Maria de Andrade possui Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, é especialista em Educação Contextualizada dirigida ao ensino de Ciências Biológicas e Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente na subárea temática de Saneamento Ambiental. É doutora em Recursos Naturais pela UFCG, onde explorou a temática resiliência socioecológica. Atualmente também é membro titular do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFPB.

Confira mais fotos do evento na página IFPB Oficial, no Facebook. 

 * Por Verônica Rufino e Gustavo Rodrigues - da DGCOM

Registrado em: IFPB
Assunto: Informações