Serviços   O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia

PSCT 2016 2: Pré-matrícula foi prorrogada até sexta, dia 12

Ensino Técnico

Conheça os estudantes selecionados para 350 vagas em cursos técnicos subsequentes de sete campi. Aprovado deve entregar documento no campus.

Por Thiago Cavalcante
Publicado: 4 de Agosto de 2016 às 17:41
Última modificação: 15 de Agosto de 2016 às 11:13

O resultado final do Processo Seletivo de Cursos Técnicos (PSCT 2016.2), do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), que ofertou 350 vagas no ensino técnico subsequente, foi divulgado nessa quinta, 4 de agosto. Acesse no Portal do Estudante a lista final dos aprovados para os campi de Cabedelo, Cabedelo Centro, Campina Grande, Picuí, Esperança, Patos e Mangabeira (bairro da Capital). 

O PSCT 2016.2 especial ofertou vagas para Técnico em Serviços Jurídicos, Informática, Meio Ambiente, Edificações, Eletrotécnica, Mineração, Manutenção e Suporte em Informática, Cuidados de Idosos e Transporte Aquaviário. A seleção foi organizada pela Comissão Permanente de Concursos Públicos (Compec), em um processo piloto definido pela Pró-Reitoria de Ensino (PRE), através da Diretoria de Educação Profissional. Isso porque o processo trouxe mudanças como a gratuidade da taxa e a seleção pela nota do Ensino Médio, que foi analisada pelo Histórico Escolar ou pelo boletim do Enem.

A PRE já prorrogou a pré-matrícula até 12 de agosto, no campus do candidato. A pré-matrícula será presencial, podendo ser realizada por um procurador legal do candidato. Quem ingressou através das cotas, precisa apresentar a documentação comprobatória de que se encaixa nessa condição. Tudo é descrito no Edital acessível nesse link. O candidato deve aguardar o edital de confirmação de matrícula no dia 19 de agosto e o prazo para recursos. O calendário acadêmico é divulgado por cada campus. 

É preciso entregar cópias autenticadas (ou apresentar originais e deixar cópias) de foto 3X4; Certidão de Nascimento (ou Casamento); RG, CPF; Cartão do SUS; Histórico escolar e certificado de conclusão do ensino médio. Para quem tem mais de 18 anos, cópia de Título Eleitoral e comprovante de quitação eleitoral. Homens com mais de 18 anos devem apresentar Certificado de Alistamento Militar ou Dispensa de Incorporação.

O IFPB reserva metade das vagas para quem é egresso da escola pública. Nesse montante, há reserva de 50% para quem tem renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário mínimo. Ainda dentro desse universo, há cota de 50% para pessoas que se autodeclaram pretos, pardos ou indígenas, conforme dito na legislação. O IFPB reserva 5% das vagas para pessoas com deficiência.

Para a seleção das vagas de 2017, o IFPB pretende deixar de cobrar a taxa de inscrição e abolir a prova, adotando a seleção com base nas notas do Ensino Médio ou Fundamental, dependendo da modalidade de ensino, subsequente ou integrado. A previsão é divulgar o edital ainda no fim do mês e iniciar a inscrição em outubro.

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB

Editada devido à alteração no cronograma do Edital

Acompanhe através do Portal do Estudante: estudante.ifpb.edu.br o andamento das seleções estudantis no IFPB

Registrado em: PSCT Subsequente
Assunto: Ensino Técnico