• PSCT inscreve até 15 de julho para 350 vagas

PSCT inscreve até 15 de julho para 350 vagas

Ensino Técnico

As inscrições são gratuitas através do site do IFPB.

Publicado: 4 de Julho de 2016 às 17:38
Última modificação: 1 de Agosto de 2016 às 16:06

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) abriu inscrições para o Processo Seletivo para os Cursos Técnicos (PSCT) no Ensino Técnico Subsequente ao Médio. As vagas são em cursos presenciais e, dessa vez, a seleção é por análise curricular. Os aprovados vão ingressar no segundo semestre letivo de 2016. Estão sendo ofertadas 350 vagas nos campi Cabedelo, Cabedelo Centro, Campina Grande, Esperança, Mangabeira, Patos e Picuí.

Há um curso novo, de Técnico em Serviços Jurídicos, no Campus Cabedelo Centro. As demais vagas estão distribuídas entre os cursos de Informática, Meio Ambiente, Edificações, Eletrotécnica, Mineração, Manutenção e Suporte em Informática, Cuidados de Idosos e Transporte Aquaviário.

Não há cobrança de taxa de inscrição. A outra novidade do processo é que a inscrição será presencial e se encerrará às 17h do dia 15 de julho, com a entrega da documentação necessária para a análise curricular. Mas, o candidato precisa preencher antes, online, um formulário de inscrição e um questionário socioeconômico.

Há duas formas de seleção. O candidato pode protocolar o Histórico Escolar e certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente para que seja analisado o desempenho escolar em Língua Portuguesa e Matemática. A outra opção é protocolar o resultado obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por meio de documento emitido pelo site oficial, para que seja analisada a média aritmética da nota de desempenho das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática.

Para concluir a inscrição, é preciso protocolar, no Campus para o qual está concorrendo, cópia da cédula de identidade e comprovante de inscrição obtido com o formulário que foi preenchido online.

Metade das vagas é reservada para quem é egresso da escola pública. Dentro desse montante, há reserva de 50% para quem tem renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário mínimo. Nesse universo, há cota de 50% para pessoas que se autodeclaram pretos, pardos ou indígenas, conforme dito na legislação. O IFPB reserva ainda 5% do total de vagas para pessoas com deficiência.

Todos os detalhes estão no Edital que pode ser consultado aqui. A previsão é que o resultado seja divulgado no dia 22 de julho, com prazo para recursos.

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB

Acompanhe através do Portal do Estudante: estudante.ifpb.edu.br o andamento das seleções estudantis no IFPB

Registrado em: PSCT Subsequente
Assunto: Ensino Técnico