Serviços   O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia

Reitor participa de entrevista na rádio CBN

Informações

Reitor falou, entre outras coisas, sobre cursos, investimentos e o PSCT 2017.

Por Thiago Cavalcante
Publicado: Sept. 22, 2016, 10:36 a.m.
Última modificação: Sept. 22, 2016, 10:36 a.m.

O educador Paulo Freire mostrou preocupação ao longo de sua obra para a necessidade de enxergar a comunicação como elemento fundamental no processo educativo, pois é ela que transforma seres humanos em sujeitos. Foi pensando em estreitar ainda mais os laços com a comunidade e usando a comunicação como ferramenta, que o reitor do IFPB Nicácio Lopes esteve nesta segunda-feira (19) na rádio CBN João Pessoa, 101,7 MHz, pertencente à Rede Paraíba de Comunicação.

Durante cerca de uma hora o reitor falou sobre assuntos pertinentes ao Instituto Federal da Paraíba e respondeu a perguntas dos ouvintes do programa CBN João Pessoa. Uma das primeiras indagações da jornalista Nelma Figueiredo que comanda o programa, foi com relação aos cortes no orçamento da instituição. “Tivemos um contingenciamento em torno de 55% nas despesas de investimento e 20% no custeio, mas esperamos que haja uma melhora para o ano que vem” disse.

Professor Nicácio mostrou números que atestam o crescimento da Rede Federal e do IFPB no estado. Temas polêmicos como a suposta criação do Instituto do Sertão Paraibano fizeram parte da entrevista. Ele explicou que a Reitoria não recebeu qualquer abordagem oficial sobre o assunto, e reforçou que o momento é de trabalho e de fortalecimento do Instituto Federal da Paraíba.

O Processo Seletivo dos Cursos Técnicos esteve na pauta da conversa. O reitor Nicácio Lopes aproveitou para esclarecer os ouvintes sobre a nova forma de ingresso dos alunos que se dará por meio da avaliação do histórico escolar. “As inscrições do PSCT começam dia 03 de outubro e não haverá pagamento de taxa nem prova, estamos contribuindo para a inclusão social” disse.

A importância dos cursos técnicos no contexto do mercado de trabalho, a politica de assistência estudantil e a construção do Plano Estratégico Decenal do IFPB foram outros assuntos abordados na entrevista que se deu em quatro blocos do programa.

“Considero um excelente espaço para divulgação de nossas ações e interação com o público paraibano” disse o reitor ao comentar sobre a participação na rádio CBN João Pessoa.

Confira aqui o áudio da entrevista.

-Heranir Oliveira- da Diretoria de Comunicação e Marketing

Registrado em: IFPB PSCT
Assunto: Informações