Serviços   O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia

Última semana de inscrições no PSCT 2024

Ensino Técnico

Última semana de inscrição no PSCT 2024

Por Nayara Leite
Publicado: 25 de Setembro de 2023 às 11:14
Última modificação: 27 de Setembro de 2023 às 15:25

O Processo Seletivo de Cursos Técnicos (PSCT) do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) entra na última semana de inscrições. Os interessados em disputar uma das mais de 4 mil vagas disponíveis têm até o dia 29 de setembro para realizar a inscrição gratuita e online. São cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e subsequentes (para quem já terminou o ensino médio), todos gratuitos. As inscrições são realizadas no Portal do Estudante por meio do link https://estudante.ifpb.edu.br/processoseletivo/processo/1/  

As vagas são para todas as 21 unidades do Instituto Federal da Paraíba presentes nos municípios de Cabedelo, Cabedelo Centro, Cajazeiras, Campina Grande, Catolé do Rocha, Esperança, Guarabira, Itabaiana, Itaporanga, João Pessoa, Mangabeira, Monteiro, Patos, Picuí, Pedras de Fogo, Princesa Isabel, Santa Luzia, Santa Rita, Soledade e Sousa. Apenas dois cursos são ofertados na educação à distância, todos os demais são presenciais. 

Os cursos são Meio Ambiente; Recursos Pesqueiros; Multimídia; Química; Serviços Jurídicos; Edificações; Eletromecânica; Informática; Mineração; Petróleo e Gás; Administração; Sistemas de Energias Renováveis; Contabilidade; Automação Industrial; Controle Ambiental; Eletrônica; Instrumento Musical; Mecânica; Segurança do Trabalho; Geologia; Agroindústria; Agropecuária; Gastronomia; Transações Imobiliárias; Comércio Exterior; Guia de Turismo; Manutenção e Suporte em Informática; Equipamentos Biomédicos; Secretariado; Cuidados de Idosos; e Modelagem do Vestuário.

 Metade das vagas do PSCT do IFPB é reservada para quem cursou o Ensino Fundamental em escola pública. Dentre estes, 50% das vagas serão destinadas a quem tem renda familiar per capita bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e meio. O IFPB possui cotas para candidatos pretos, pardos e indígenas, conforme diz a legislação nacional, e também para pessoas com deficiência.

O edital descreve todos os detalhes sobre quantitativo de vagas, detalha a forma de seleção, a documentação exigida e tudo o que é necessário para participar da seleção. Além do formulário de inscrição online, é preciso anexar todos os documentos obrigatórios para concorrer à vaga.

Para as vagas do curso técnico integrado ao ensino médio, a seleção é feita por média do Histórico Escolar com notas de Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia dos 6º, 7º e 8º anos do ensino fundamental. No ensino técnico subsequente, a seleção é feita por meio de notas de Língua Portuguesa e Matemática do Ensino Médio ou do Enem. 

No canal da TV IFPB no You Tube, é possível acessar vídeo tutorial com o passo a passo da inscrição; editais na Língua Brasileira de Sinais e Catálogo dos Cursos. No dia 10 de outubro está prevista a lista preliminar de inscritos. 

Acesse os editais e tutorial de inscrições Aqui

Acesse o catálogo e vídeos dos cursos do IFPB

Acesse dúvidas frequentes

Acesse  o edital do Subsequente em Libras. 

Acesse   o edital do Ensino Médio Integrado ao técnico em Língua Brasileira de Sinais (Libras). 

Registrado em: PSCT
Assunto: Ensino Técnico